Locaweb Edição 92

site para todos 43 REVISTA LOCAWEB Movimento Web para Todos Guilherme, da Locaweb, afirma que, por estarem tão ligadas aos aspectos legais, as empresas não só deixam de lado o contexto social, mas, principalmente, o de demanda e negócios. “O básico da acessibilidade ainda está muito carente no Brasil, mas já temos iniciativas, empresas empáticas, que vão estimular o mercado”, diz. Uma dessas iniciativas é o Movimento Web para Todos. De acordo com Reinaldo, o Movimento Web para Todos foi criado com o propósito de contribuir para a construção de uma web mais acessível. Para isso, a instituição publica documentações técnicas e boas práticas para eliminar as barreiras de acesso entre os usuários com deficiência e as empresas. Simone Freire, fundadora do movimento, explica que o grande pilar da iniciativa é a formação de profissionais que possam desenvolver sites e aplicativos acessíveis. “Estamos trabalhando para formar protagonistas, pessoas que vão realmente transformar essa realidade”, conta. Atualmente, o trabalho do Movimento Web para Todos é feito por meio do que Simone chama de sensibilização. Ele leva oficinas de capacitação e palestras sobre o tema para universidades, empresas e comunidades. “Esse movimento é importantíssimo, no sentido de transferir a temática não só para os desenvolvedores, mas para o público mais amplo, como gestores, empresários e a comunidade não técnica”, explica Reinaldo. para diferenciação em formulários, por exemplo, sejam acompanhados por sinais em paralelo”, recomenda Aurélio. Também é essencial manter um contraste adequado entre o fundo e o texto, para facilitar a leitura. Por falar em texto, Guilherme D’Paula, UX designer da Locaweb, afirma que a acessibilidade pede um conteúdo que seja universal. Segundo o profissional, o uso de conteúdo linkado precisa ser muito claro, indicando para onde o usuário vai ser levado. “Evite usar escritas genéricas, como ‘clique aqui’ e ‘saiba mais’. Opte por frases no estilo ‘clique aqui e leia sobre tal produto’, por exemplo.” Arthur, professor da FGV, indica que o layout dos sites seja minimalista, intuitivo e atrativo para todos A acessibilidade web no Brasil ainda temmotivações muito mais ligadas a aspectos legais do que ao paradigma da inclusão” Aurélio Pimenta, account director Latin America/Portugal da Essential Accessibility

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