Locaweb Edição 92
entrevista 16 REVISTA LOCAWEB diretamente à população empresária e empreendedora negra. Por isso, o objetivo do Movimento Black Money é criar caminhos para que o dinheiro passe a circular por mais tempo dentro da própria comunidade. Hoje, como o movimento trabalha para fazer esse dinheiro circular dentro da comunidade negra? O Movimento Black Money estimula o consumo intencional. Se as pessoas vão sair para jantar ou fazer uma compra, em que elas podem escolher entre o empreendedor negro e o que não é negro, queremos que elas valorizem a primeira opção. A grande questão aqui é que não são apenas os consumidores negros que podem praticar o Black Money. Aliados e pessoas que querem colaborar para melhorar as desigualdades, tanto na área privada e nas instituições quanto na questão de acesso, também podem ajudar, consumindo e investindo dinheiro nesses empreendedores. Já as empresas podem optar por ter mais fornecedores e funcionários negros, fazendo com que a cadeia de suprimentos desse negócio fique cada vez mais enegrecida. A ideia aqui é que a gente possa ser o nosso próprio agente de transformação e que não seja preciso ficar pedindo por inclusão, suplicando por igualdade. Isso porque sabemos que esses movimentos demorariammuito para corrigir a situação atual que toma conta da sociedade brasileira. Na prática, como o movimento trabalha para estimular o afroempreendedorismo e a inovação entre a comunidade negra pelo Brasil? Hoje, o Movimento Black Money atua com educação e trabalha inserindo a população negra nas indústrias de inovação, tecnologia, marketing e empreendedorismo. O trabalho também está amparado pela comunicação, na qual todos os conteúdos e networking são feitos com protagonismo de empreendedores negros. O portal na internet é a nossa maior fonte de informação, com amparo de newsletters e da presença nas redes sociais. Nós temos ainda uma rede de impacto formada por mais de 100 mil pessoas, além de ações virtuais e presenciais acontecendo em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Belo Horizonte. O networking é ponto estratégico dentro do empreendedorismo. Como o Movimento Black Money se compromete nesse sentido? Desde 2017, o movimento leva empreendedores negros para grandes eventos e treinamentos, de maneira gratuita ou com altos descontos, a partir de parcerias. Em contrapartida, ao terem acesso a conteúdos exclusivos sobre inovação, esses convidados são estimulados a compartilhar o conhecimento adquirido com outras pessoas negras em busca de novos conceitos. Assim, acabam injetando um capital intelectual valioso no ecossistema. Fale um pouco mais sobre a importância de injetar outros capitais, além do financeiro, no ecossistema do afroempreendedorismo. Quando a gente fala de fazer circular nosso capital entre mãos negras, não estamos nos referindo apenas a dinheiro, mas também às questões educacionais e intelectuais. “O que eu sei fazer?”, “O que eu tenho de bom a oferecer?”, “O que em mim é um valor que eu posso compartilhar com as pessoas iguais a mim?” É preciso entender essas questões e aplicar o seu conhecimento dentro da sua comunidade. Se hoje estou fazendo mentoria para profissionais e empreendimentos negros, por exemplo, estou investindo o que eu tenho de valor, de capital, dentro da minha própria comunidade. Isso é fundamental. Dentro dessa dinâmica de contatos e educação, existe também o StartBlackUp, comunidade de eventos de networking do Movimento Black Money. Como ela funciona? Desde 2018, o StartBlackUp promove uma série de encontros de networking, nos quais profissionais e empreendedores negros que estão em busca de uma nova colocação ou reposicionamento no mercado têm a oportunidade de encontrar companhias que desejam contratar pessoas negras. A gente também dá abertura para os empreendedores fazerem pitches e apresentarem seus negócios e produtos ao público. Já as empresas parceiras que realmente querem fomentar esse ecossistema têm a oportunidade de expor suas vagas que estejam abertas. Hoje e no futuro, qual é a importância de fomentar o ecossistema de empreendedorismo e consumo dos negros no mercado? A mentalidade e o direcionamento do Movimento Black Money é que qualquer um pode investir na sua própria comunidade. A gente não tem como ficar esperando que algo caia do céu ou, então, que alguém nos inclua. Nós também precisamos fazer as coisas acontecerem por nós mesmos. Mesmo porque os que estão tendo o mínimo de oportunidade devem lembrar-se de que nossos familiares e as pessoas ao lado podem não ter nada emmãos. Com esse fomento e trabalho, nós trazemos gente para mudar não apenas a realidade de uma ou outra pessoa, mas de todo o ecossistema global. O Movimento Black Money tem como objetivo incentivar as pessoas a consumirem de empreendedores e negócios tocados por negros, de forma geral O movimento trabalha para inserir a população negra nas indústrias de inovação, tecnologia, empreendedorismo e marketing
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