Locaweb Edição 91
mundo design 53 REVISTA LOCAWEB P ara muitos empreendedores, especialmente os pequenos e médios, não é simples saber se o site de seu negócio, seja ele um e-commerce ou divulgador de conteúdo, está cumprindo as missões desejadas ou já ficou obsoleto diante das constantes inovações apresentadas pelo mercado. Tendências de design e usabilidade sopram a favor dos mais variados ventos, e identificar o momento certo de se lançar em alguns deles é algo que gera bastante debate, mesmo entre os especialistas. Enquanto alguns profissionais pregam que ao menos uma manutenção deve ser realizada com frequência nas páginas, outros defendem uma linha mais resistente às mudanças. Para esse grupo, um site bem construído desde a primeira versão costuma ser completo e eficaz, exigindo renovações apenas diante de tecnologias já consolidadas e que realmente aperfeiçoaram o mercado em questão. A hora da mudança Embora não exista um tempo estabelecido para que os sites passem por mudanças, sejamelas grandes ou pequenas, alguns fatores ajudamo empreendedor a identificar se apágina está cumprindo as necessidades dos usuários e carece, ou não, de umnovo desenho. Uma das plataformas gratuitas quemais ajudam nesse sentido é o Google Analytics. “Por meio desse aplicativo, você tem umpanorama completo que indica se o site está sendo bemvisitado, quanto tempo o usuário passa nele e o fluxo percorrido pelamaioria das pessoas ao acessá-lo, entre outras informações. Dá até para saber, por exemplo, qual conteúdo postado nunca foi visitado e qual está perdendo ou ganhando, audiência”, explica Venancio Mesquita, sócio majoritário da agência de design Venone. De acordo como especialista, manter umsite na primeira página do Google, por exemplo, é algo que exige uma revisão a cada três anos, embora novos detalhes de design possamser implementados anualmente. “Caso a página comece a perder posições no ranking das pesquisas, talvez seja hora demudá-la. E esse é um tipo de exercício que qualquer umpode fazer a todomomento, a fimde não ficar para trás”, afirma Venancio. Sites responsivos Wendell Bitencourt, diretor da agência demarketing digital StadieBit, acredita que um tempomais curto, de dois anos, é ideal para renovar os sites. Esse período é o suficiente paramantê-los sempre responsivos, algo primordial para quem deseja sobreviver nomercado. “Umsite responsivo entende, na hora, que está sendo aberto emumcomputador, tablet ou smartphone. Dessa forma, se enquadra na resolução da tela que o cliente estiver usando nomomento e, consequentemente, émelhor avaliado e ranqueado pelos buscadores”, explica Wendell. E como os gadgets avançama todo omomento, é sempre importante acompanhá-los de perto. Há fatores, inclusive, que vão alémdo design, na hora de avaliar a necessidade de renovar o site. Umdeles é a presença Analytics é referência, segundo Venancio, da Venone Wendell, da StadieBit, ressalta a importância de os sites serem responsivos e terem certificado digital do certificado digital, arquivo eletrônico que serve como identidade virtual para uma pessoa física ou jurídica. Isso porque, por meio dele, é possível fazer transações online comautenticidade e proteção das informações trocadas. “Infelizmente, há várias páginasmodernas e responsivas que não contamcomo certificado digital, o que não é nada bompara quemdeseja aparecer no Google. Quando umsite não conta comessa ferramenta, ele é tratado como segunda opção. Então, é hora de renová-lo”, explicaWendell. Venancio concorda como diretor da StadieBit e alerta: para ele, apenas cerca de 10%das páginas contamcomo certificado. Por isso, quemo adota hoje temuma grande vantagemcompetitiva na hora de ser listado pelos buscadores. “Uma hora, todomundo vai ter o arquivo instalado e ele deixará de fazer diferença. Nomomento, porém, ele é um fator de renovação fundamental para quemdeseja impulsionar a página”, explica. Os sites semcertificado digital vêm sendo penalizados pelo Google desde o ano passado. Amanhã, outro elemento que influencia a indexação pode surgir, semmais nemmenos. Portanto, é bom ficar atento às exigências domercado, mas semparanoia. Se você já temumsite responsivo, basta ficar de olho nos gráficos de audiência e fazer umamanutenção periódica paramantê-lo atraente. Às vezes, umsimples detalhe faz toda a diferença e é bemmais viável, e prático, do que uma mudança completa da página.
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