Locaweb Edição 91
negociação 49 REVISTA LOCAWEB Independentemente do tipo de conversa, o ideal é não ser afobado na hora de bater o martelo. Alguns empreendedores ficam tão empolgados com uma proposta que acabam aceitando-a sem ao menos verificar o histórico da contrapartida ou revisar os termos do acordo. Por isso, vale a pena fazer tudo com calma para evitar ciladas e arrependimentos. Como se preparar para uma negociação Ronny Blum, professor de negociação do curso de extensão e educação continuada da Recomendo que o empreendedor vá para a negociação com três preços: um ótimo, ummédio e o outro, aceitável Vinicius Agostinho da Nóbrega, gerente do Sebrae-SP Universidade Presbiteriana Mackenzie, afirma que a preparação é a parte mais importante de uma negociação. “O empresário deve coletar uma série de informações para saber mais sobre a pessoa com quem irá negociar”, afirma o especialista. Vinicius recomenda que as pessoas tirem um tempinho para observar o perfil de todas as partes envolvidas na negociação e, a partir daí, lidar adequadamente com elas. “O influenciador, por exemplo, é aquele que não decide o acordo final, mas que tem poder de persuadir o funcionário responsável pelo aperto de mãos, chamado de 'decisor'. O comprador, que é quem faz o pedido de compra após o acordo, também pode ser uma peça importante no desenrolar do acordo”, destaca. Para Ronny, é importante destacar que esse processo de mapear as pessoas está ligado a outro ponto importante usado por todo bomnegociador: a criação de valores. O professor garante que todo empreendedor que conhece as características de seu contraponto temmais facilidade em encontrar argumentos para fechar o negócio, pois consegue pensar em estratégias que tocam cada pessoa damelhor maneira possível. Para Ronny, professor do Mackenzie, quanto mais informações você tiver sobre a outra parte, mais chances terá de fazer um bom negócio Shutterstock.com
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