Locaweb Edição 91

monetização 37 REVISTA LOCAWEB S e você tem um produto que os clientes voltam ao seu site para comprar de forma recorrente, é possível aproveitar esse comportamento para criar um clube de assinaturas. Nessa dinâmica, os consumidores pagam uma mensalidade para receber em casa uma caixa especial com seus itens. Essa é uma boa opção para as lojas virtuais que estão em busca de uma renda extra com o site —mas que não podem veicular anúncios de terceiros, por motivos óbvios. Contudo, o plano de assinaturas demanda um pouco mais de trabalho, em comparação aos outros métodos de monetização disponíveis no mercado. Isso porque ele exige todo um processo de criação de planos, curadoria e precificação de produtos, além da busca por um bom parceiro de logística e por uma plataforma de pagamentos recorrentes — que vai fazer a cobrança mensal no cartão de crédito do assinante. Como definir o preço da assinatura A montagem dos planos requer muita atenção. “É preciso oferecer opções para todos os clientes, mas incentivar a compra dos pacotes mais avançados”, conta Mariana Cremonesi, analista Clube deassinatura de marketing da plataforma de pagamento recorrente Vindi. Assim, é possível criar uma experiência melhor para o cliente e gerar uma margemmaior de lucro para o negócio. Quando o assunto é estipular o preço, tudo vai depender do tipo de produto que você comercializa, da periodicidade da entrega e do tamanho do mercado que a empresa deseja alcançar. Existem itens de consumo semanal, mensal e até sazonal, e isso influencia muito, na hora de definir valores. “Lembre-se de que, mais do que uma caixa de produtos, você está vendendo uma experiência – e ela vale muito quando é positiva”, conta Mariana. Lição de empreendedorismo Antes de começar, é importante ter emmente que não é possível estimar exatamente quando o retorno do investimento vai começar a aparecer. De acordo com Mariana, esse ponto vai depender da quantidade de assinantes, do nicho em que se atua e do ticket médio cobrado pela empresa. A analista de marketing afirma que há negócios que ascendemmuito rapidamente, enquanto outros demoram a obter o retorno do investimento aplicado. Enquanto espera, é legal saber que, mais do que renda extra, o clube de assinaturas pode trazer muitas lições de comércio eletrônico e empreendedorismo de forma geral. A empresa terá uma previsão melhor de faturamento, enxergará melhor para onde deve expandir e identificará com maior precisão os setores em que pode melhorar. Isso sem contar o fato de economizar com estoque, porque terá na ponta da língua o número de clientes e os produtos que precisa armazenar. Tanto que Marina não tem dúvidas: “Para pequenas e médias empresas, o clube é ótimo. Afinal, é uma forma de economizar, testar o modelo de negócios e validar ideias”. Ao fazer parte do clube, os clientes pagam uma mensalidade para receber, em casa, uma caixa especial com os itens que você vende no site Mariana, da Vindi: "Mais do que uma caixa de produtos, você está vendendo uma experiência" Shutterstock.com

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