Locaweb Edição 91

capa 36 REVISTA LOCAWEB O programa de afiliados funciona como uma grande rede que conecta empresas e pessoas com um interesse em comum: ganhar mais dinheiro na internet. De um lado estão os anunciantes, empresas que querem promover seus produtos na internet. Do outro, os publishers, pequenos negócios (ou pessoas comuns) dispostos a divulgar e vender esses produtos em seus sites, blogs e até páginas nas redes sociais. A essência da metodologia faz com que o programa de afiliados seja uma prática muito democrática, na qual todos saem ganhando. “Esse sistema de monetização acolhe micro, pequenas e médias empresas. Basta ter qualquer tipo de canal digital com capacidade para impactar pessoas. O ideal é que ele possa divulgar ofertas de uma forma nichada, com foco em um público-alvo direcionado”, explica Bruno Motta, head of publisher da Afilio, empresa de marketing de performance. A rede de afiliados também está aberta a companhias e publishers com os mais variados objetivos e estratégias. Programa deafiliados Mecânica do sistema Bruno explica que a mecânica de uma rede de afiliados é feita por meio de um hub, que centraliza e organiza toda a operação. Assim, é possível visualizar todos os indicadores- chave necessários para mensurar os resultados das campanhas. A plataforma unifica informações, com base na expectativa e no interesse dos anunciantes, para que, com base nisso, os publishers ofereçam seus espaços. Atualmente, existe uma série de maneiras de se monetizar um blog, site ou canal em rede social com um programa de afiliados, mas o método mais usado é o de Custo por Ação (CPA). “Nessa dinâmica, o empreendedor pode aproveitar o tráfego da sua página para divulgar ofertas, produtos e serviços dos anunciantes, com foco em venda ou geração de leads”, explica Bruno. O retorno virá (de um jeito ou de outro) Para fazer parte de uma rede de afiliados, não é necessário algum tipo de investimento emdinheiro. Por outro lado, é importante ter emmente que o retorno financeiro vai depender de qual é a estratégia adotada, dos formatos emque o anunciante vai trabalhar a campanha, da audiência do seu site, do segmento de atuação e da comissão (ou payout) que será paga. “Digamos que um empreendedor se aplique no programa de uma loja de sapatos, e a comissão para a rede de afiliados seja de 10%”, diz Bruno. Dessa forma, se um consumidor comprar um tênis de R$ 100 por um link divulgado no site, a loja vai pagar R$ 10 à Afilio, por exemplo, que ficará responsável por repassar ao empreendedor o payout (uma percentagem em cima dos 10%). “Nessa dinâmica, o retorno começa a aparecer, em média, após três a quatro meses de maturidade da campanha.” Bruno garante ainda que a afiliação é uma boa pedida para as PMEs que buscam outras formas de monetizar um negócio online. “Dentro da rede de afiliados, não há como perder. Pelo contrário: mais que retorno financeiro, ganha-se muito conhecimento e experiência”, diz o especialista. Mas não pense que basta criar um site e colocá-lo no ar. Para ingressar em um programa de afiliados, é preciso ter um canal muito bem estruturado e com um português impecável. Além disso, é fundamental ter clareza em seus objetivos e estar com a página bem segmentada. Só assim a rede vai conseguir direcioná-lo para os melhores anunciantes. Esse sistema de monetização acolhe micro, pequenas e médias empresas. Para adotá-lo, basta ter qualquer tipo de canal digital com capacidade para impactar pessoas Bruno Motta, head of publisher da Afilio

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