Locaweb Edição 91

monetização 33 REVISTA LOCAWEB YouTube O YouTube é uma das principais ferramentas de compartilhamento de conteúdo em vídeo no mundo. “A plataforma se tornou um grande canal de consultas. Muitas pessoas nem entram mais no Google para fazer pesquisas, indo diretamente à rede social”, destaca Daniel. É por isso que qualquer empresa que tenha base para produzir um bom material nessa mídia pode se estabelecer por lá, independentemente do segmento. “O que faz a diferença é o conteúdo. Se ele for de qualidade, a audiência se desenvolve e permite uma fixação da marca ou do personagem na rede social”, diz Thiago. Para construir uma estratégia mais assertiva e monetizar bem, o primeiro passo é descobrir qual é a intenção do seu público- alvo. A dica é entender quais são os termos que ele mais busca na internet, e como você pode trabalhar o seu conteúdo em cima disso. “Ao produzir vídeos para sanar a dor da audiência, você vai aparecer como opção de clique para ser consumido”, diz o consultor de marketing da Conteúdo Conecta. E como o conteúdo é muito assertivo, Daniel explica que o Google vai começar a ranquear seus vídeos rumo às primeiras posições. “Com esse material sendo cada vez mais visto, você vai ter retorno financeiro assim que o canal atingir as metas de monetização.” Antes de bolar uma estratégia na rede social, porém, vale saber que o retorno financeiro repassado pelo YouTube funciona por meio de um programa de parcerias – e que, em 2018, os requisitos para participar do sistema sofreram algumas alterações. Hoje, os produtores precisam ter mais de mil inscritos, pelo menos 4 mil horas de conteúdo produzido nos últimos 12 meses e uma conta do Google AdSense vinculada ao canal. Com tudo isso em ordem, o conteúdo produzido vai passar por uma análise feita por especialistas do YouTube A grande sacada no YouTube é produzir vídeos que sanem as dúvidas do público-alvo. Assim, cria-se audiência, o que pode aumentar as vendas e até gerar pagamentos diretos por parte da ferramenta — processo que demora, em média, um mês. Mas mesmo que você ainda não tenha os requisitos mínimos para começar a monetizar no YouTube, o ideal é continuar a produzir vídeos e desenvolver o engajamento com a sua audiência, para estar apto o mais rápido possível. Enquanto isso, ainda é possível usar o YouTube como fonte de receita de outras maneiras. Thiago conta que, mais do que o conteúdo em si, as descrições dos vídeos podem ser trabalhadas para levar mais pessoas ao seu site. E, nesse caso, não apenas para visitá-lo, mas para fechar vendas. “Também vale a pena seguir youtubers e empresas do seu nicho, para saber o que replicar e o que otimizar na sua estratégia”, conclui. Shutterstock.com Shutterstock.com

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==