Locaweb Edição 91
monetização 31 REVISTA LOCAWEB O Facebook oferece diversos recursos para empreendedores, a exemplo do Marketplace, que permite anunciar produtos e até fechar negócios empreendedor vai conseguir criar e aumentar sua audiência para começar amonetizar as páginas”, explica Thiago. Facebook Embora o império venha sendo ameaçado no resto domundo, o Facebook sustenta o título de rede social mais usada no Brasil há alguns anos. Hoje emdia, mais do que conectar e informar pessoas, a rede social estimula e facilita o empreendedorismo na plataforma. Umexemplo disso é a aba Marketplace, na qual é possível anunciar todo tipo de produto e fechar negócios. Thiago destaca outras funcionalidades que têm sido muito usadas pelas empresas para compartilhar conteúdo e gerar engajamento na rede social. Entre elas, alémdo tradicional feed, estão os Stories e oWatch, que agrupa especificamente todos os conteúdos em formato de vídeo. Para quem temblogs ou portais, publicar nas fanpages links que levampara conteúdos também tende a ajudar a gerar receita. Principalmente se essas páginas estiverem ligadas ao Google AdSense ou a programas de afiliados (que você vai conhecer acordo comMarco, a comunidade funciona muito bempara empresas dos ramos de moda, beleza, pet, saúde, turismo e gastronomia. “Para esses segmentos, o Instagram não é mais uma simples ferramenta de marketing, mas uma ação indispensável.” E que pode gerar lucro. Thiago destaca que a ferramenta é um dos principais canais de compartilhamento de informações e conteúdo, por meio de imagens e vídeos. “Com a inserção da IGTV no feed, o Instagram ficou ainda melhor, pois aumentou a oportunidade de as empresas compartilharem conteúdo.” Mais do que veicular fotos muito bemproduzidas e que sejam capazes de prender a atenção do público-alvo, a rede social abre espaço para uma série de outras interações. É possível usar os Stories e as transmissões ao vivo, por exemplo, para aproximar o consumidor da empresa, publicar dicas relevantes, ofertas relâmpago, sorteios emuitomais. mais nas próximas páginas). Isso porque essematerial vai estimular os visitantes da sua rede social a visualizar e clicar nos anúncios veiculados no seu site. A rede funcionamuito bem para empresas comapelo visual, alémde ser uma boa pedida para quemprocura atrair mais tráfego e vendas por meio da divulgação de promoções, cursos gratuitos e e-books. “O Facebook, nesse sentido, atua como um vendedor e tanto, que nunca fica doente”, compara Marco. Para as empresas que estão começando, o consultor de marketing da Agência Strong recomenda ainda o uso do impulsionamento. Comesse recurso, é possível definir qual é o perfil e a geolocalização, quais são os horários e até as áreas de interesse da postagem— tudo para atingir umdeterminado público e ter resultados melhores. “Esse é umdos segredos para fomentar negócios no Facebook.” Instagram Queridinho das socialites e dos influenciadores digitais, o Instagram é uma ótima rede social para empresas com produtos e serviços de grande apelo visual. De Ferramenta do Instagram permite acrescentar etiquetas com preços aos produtos divulgados Shutterstock.com
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==