Locaweb Edição 91

capa 30 REVISTA LOCAWEB Mais do que canais de entretenimento, as redes sociais atuam como ferramentas valiosas de formação de opinião A s redes sociais já abandonaramo status de puro entretenimento e, há umbom tempo, transformaram-se em ferramentas valiosas de informação e formação de opinião. Dentro dessa realidade, elas passarama funcionar também como cartão de visitas, serviço de atendimento ao cliente, e até canal de vendas para todos os tipos de empresas. E omelhor de tudo é que esse tipo demídia permite que as micro, pequenas emédias empresas tenhamamesma chance e visibilidade que as companhias gigantes – o que transfere a esses negócios chances reais de ganhar dinheiro nas redes. É preciso ter emmente, porém, que não basta criar umperfil e ficar esperando a grana cair do céu. Por outro lado, não existe receita que entregue os ingredientes do sucesso nas plataformas que angariam mais audiência, como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. “Cada Redes sociais onde você quiser, inclusive para fechar vendas”, conta Daniel. Thiago Regis, sócio-fundador da Pílula Criativa, explica que é preciso levar alguns pontos em consideração, antes de criar táticas para monetizar nas redes sociais. A primeira atitude deve ser o estudo de cada mídia e se faz sentido para o seu negócio estar nela. Depois, é preciso definir o mote da monetização — venda de cursos ou produtos, serviços, criação de audiência. Com tudo isso planejado, o próximo passo é definir um ritmo contínuo e equilibrado de postagens. “A partir daí, a regra é interagir, interagir e interagir mais umpouco. Apenas assimo empresa precisa desenvolver uma estratégia única, que faça sentido para seu negócio e os objetivos que deseja atingir comas redes sociais”, explica Daniel Banin, CEO e consultor demarketing da Conteúdo Conecta. Nesse sentido, Marco Freitas, consultor demarketing da agência Strong, destaca que é imprescindível se esforçar para desenvolver ações compotencial de atingir umbomdesempenho. “Quantomais visualizações suas publicações tiverem, maior será sua rentabilidade”, garante. É interessante testar diversas estratégias e ter emmente que, nem sempre, o resultado vem rápido. Independentemente do segmento, a estratégia nas redes sociais precisa ser amparada por conteúdo relevante. Lembre-se de que os usuários estão ali para consumir e se informar. “Comum conteúdo assertivo e direcionado, é possível conduzir a audiência para Para Marco, da Strong, o Facebook pode atuar como um vendedor e tanto, com a vantagem de nunca ficar doente As redes sociais oferecem às micro, pequenas e médias empresas a mesma chance e visibilidade concedida às companhias grandes Shutterstock.com

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==