Locaweb Edição 91
F oi por causa de Memórias Póstumas de Brás Cubas que conheci o termo “ideia fixa”. “Deus te livre, leitor, de uma ideia fixa; antes um argueiro, antes uma trave no olho”..., escreveu Machado de Assis. E, até conhecer o caso “Bulletball”, sempre que me deparava com a tentação de investir recursos em iniciativas sem sustentação empírica nemmétodo de validação claro, me lembrava do medo de Brás Cubas. Vale a pena ver no Youtube o vídeo na integra, mas, em linhas gerais, Marc Griffin largou seu emprego e vendeu seus bens para investir tudo na ideia de um jogo que há mais de 26 anos rondava seus pensamentos, o Bulletball. Marc apresentou o jogo em um programa de televisão (nos mesmos moldes de No Tanque com os Tubarões ), para quatro famosos investidores. Quanto mais ele falava, mais evidente ficava a baixa viabilidade do jogo e a fixação embaraçosa do criador pela sua criatura. Tanto “Memórias Póstumas” quanto o caso do Bulletball são claros exemplos da necessidade de métodos para validar ou invalidar ideias e iniciativas. Mas quando se está dentro de uma situação, é fácil se perder na tal ideia fixa – por isso, é preciso colocar em ação algumas práticas, como: Análise da concorrência: se o atual produto, serviço ou problema já estiver sendo resolvido por algum concorrente, entenda “porque”, “como” e “quem”. Dessa forma, ficará mais claro identificar se o problema realmente existe, entender os problemas secundários e mapear toda a experiência para identificar pontos fortes e gaps. Entrevista com consumidor: quantas guerras seriam evitadas ou produtos ruins deixariam de ser lançados com uma boa conversa entre as partes envolvidas? Steve Jobs nos ensinou que não é trabalho do nosso cliente dizer o que quer, mas é nossa obrigação escutá-lo, sem ideias preestabelecidas ou tendenciosas, para que possamos entender suas dores e desenvolver possíveis analgésicos. Paper prototyping: relembre suas aulas de educação artística e extravase sua criatividade, antes de efetivamente tirar suas ideias do papel. Para isso, esquematize o protótipo de sua solução, simule layout e possíveis interações, para tangibilizar e trazer à realidade seu futuro produto ou serviço, mesmo que de forma simplista. Existem outras práticas importantes de validação e desvalidação de iniciativas, produtos e serviços, mas estas ficam para a próxima edição. Até lá. Cássio Scozzafave Product Owner na Locaweb e coautor do desconstrutivo.com.br @cascozza /cassioscozzafave Evitando ideias fixas e bulletballs – Parte I influenciador 22 REVISTA LOCAWEB
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