Locaweb Edição 91
" Emprego no sentido clássico, que pressupõe alguma proteção social subjacente, é uma espécie emextinção. Já o trabalho, esse vai continuar existindo emrelativa abundância, mas para colaboradores independentes, contratados para serviços pontuais. Ou seja, será ‘on demand’: trabalhou, ganhou”, disse, ementrevista ao Estadão , o presidente do Instituto República e sócio-diretor da B3A Inovação, Octavio de Barros, que atuou pormais de dez anos como economista-chefe do Bradesco. Se a constante inovação tecnológica e aQuarta Revolução Industrial eliminarãoas fronteiras entreomundo físico, o digital e o biológico, ambas farão emergir grupos de trabalhadores que irão enfrentar o fimdos empregos e passarão a ter inúmeras ocupações ao longo da vida produtiva. Investir emeducação interdisciplinar será uma dasmaneiras de se preparar para o futurode trabalhos cada vezmais instáveis. Sabe o que será estratégico nesse novo cenário de carreiras não lineares? Gerenciar amarca pessoal. O conhecimento, as habilidades para atuar emprojetos pontuais e a força do próprio nome serão os seusmaiores diferenciais. Para isso, confira cinco atitudes que você deve incorporar ao seu dia a dia: 1 – Adquira conhecimento: respire conteúdo. A internet será sua grande aliada. Umdos maiores benefícios da rede é o acesso a todo tipo de informação: e-books, podcasts, webinars, cursos online e palestras comespecialistas brasileiros e internacionais de diversas áreas de atuação. 2 – Compartilhe o que sabe: o que você domina tem umvalor imenso para as outras pessoas. Dissemine o que conhece: escreva artigos, grave podcasts, faça lives e dê palestras. Curta, comente e compartilhe no LinkedIn e nas demaismídias sociais. Coloque-se na vitrine. 3 – Invista emnetworking: o termo em inglês pode ser traduzido como: “rede trabalhando”. Ou seja, conheça pessoas e cultive relacionamentos na internet e fora dela. Circule, faça visitas, marque umcafé, almoço ou happy hour. Lembre-se: estar conectado, no on e no off, é questão de sobrevivência na nova era profissional. 4 – Divulgue-se: seja um embaixador de si próprio. Saiba se vender. Faça as pessoas comprarem suas ideias. Isso vai ajudar não apenas a se diferenciar, mas a chamar atenção do mercado. Lembre-se: na nova realidade do trabalho, pessoas agora são marcas e marcas passam a ser pessoas. 5 – Seja influenciador de opinião: aprenda a persuadir, a influenciar e a convencer os outros. Identifique em quais áreas se sente mais à vontade para se posicionar, tornando-se uma referência, fortalecendo sua marca pessoal e sendo associado a expertises das mais diversas. Higor Gonçalves Jornalista, pós-graduado em ComunicaçãoMercadológica eMarketing do Consumo, especialista emAssessoria de Comunicação, comMBA em Gestão Estratégica deMarketing @higor_goncalves higorfgoncalves @higorfgoncalves Você, o seu trabalho e o futuro de ambos influenciador 20 REVISTA LOCAWEB
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==