Locaweb Edição 90
pareamento de fontes 49 REVISTA LOCAWEB e se perca dentro da identidade do projeto. “Escolha uma fonte mais densa para o título, como a Roboto Black, uma para o subtítulo, e outra para o texto — como Arial, Verdana ou outras da mesma família”, aconselha. Passo a passo Marcelo Valério, diretor de arte da Agência Ready, explica que o site deixou de ser um cartão de visita. “Hoje, o usuário chega ao destino na internet com um poder crítico muito maior. Muitos já têm opinião formada a respeito do seu site”, destaca. Por isso, no momento de modernizá-lo, é preciso criar uma sensação à altura dessa impressão que o usuário formou, para não frustrá- lo logo no primeiro contato. “Primeiro, é preciso identificar a mensagem que a marca quer transmitir. Depois, é hora de atrelar a ela as características da classe tipográfica que mais se assemelhe a essa comunicação”, explica Bruno. Na sequência, será o momento de encontrar fontes O pareamento de fontes é uma técnica que combina estilos para criar páginas com uma dinâmica mais orgânica e intuitiva Template pronto A Locaweb tememseu catálogo de produtos o Criador de Sites. A plataforma oferece todas as ferramentas de que o empreendedor precisa para levar seu negócio para a internet. Basta escolher umtemplate, personalizar, visualizar e colocar no ar. E omelhor de tudo é que os templates à disposição do usuário no Criador de Sites têmpareamento de fontes. Bruno explica que o primeiro passo do processo de criação desses layouts é avaliar qual é amensagemque eles transmitirão para o cliente. Odesigner explica que oprocessode criação se dá combase no segmento de cada empresa— característica que influencia diretamente a definiçãodas fontes que serãousadas. Depois de analisado esse contexto, é feita a escolha domelhor grupode fontes. Apartir daí, a equipe se dedica a encontrar a combinaçãomais adequada dentrode cada objetivo, criandodiversas opções de personalização. harmônicas para complementar o projeto de acordo com a proposta. Na estratégia de pareamento, é comum usar uma fonte para o título e outra para os textos. No primeiro campo, ela precisa ter um destaque maior, o que abre espaço para ousar um pouco mais. Já a tipografia do descritivo clama por mais sobriedade. “Gosto de pensar que a fonte adotada no título atrairá o público pela beleza, enquanto a do descritivo o conquistará pela razão.” Outro aspecto crucial é a legibilidade. Cristina comenta que as fontes precisamser legíveis, identificáveis, e não podemcausar desconforto—especialmente para pessoas comcondições como dislexia. Se o público temdificuldade para ler o conteúdo, as chances de criar uma experiência negativa aumentamde forma considerável. Encontrar não só as famílias de letras, números e símbolos, mas também o tamanho ideal é algo básico para complementar essa experiência. “As pessoas tendem a segurar o celular mais Cristiana, da Agência Tamanduá: fontes devem conversar com o público-alvo
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