Locaweb Edição 90
especial 44 REVISTA LOCAWEB eficaz para empreendedores, profissionais liberais, e pequenas e médias empresas. “Nosso potinho de ouro é o tratamento da base. Quem não segmentá-la direito, não cria relevância no servidor e não tem uma boa entregabilidade. Isso significa que, às vezes, a empresa tem um conteúdo legal, mas ninguém o recebe dentro da caixa de entrada”, comenta Dayane. A profissional dá ainda algumas dicas para quem quer cuidar da base de contatos da melhor forma possível. Verificar se existemmuitos usuários inativos, por exemplo, é uma boa pedida. Caso a companhia dispare mensagens para e-mails que não são utilizados, o provedor vai detectar que as pessoas não estão abrindo os e-mails e, consequentemente, irá classificar o conteúdo como irrelevante. O mesmo acontece quando as empresas ficam desesperadas para conseguir aumentar o número de leads. Por isso, o empreendedor precisa ter em mente que, quando se trata de um banco de dados para e-mail marketing, é melhor ter uma base pequena e engajada do que uma lista enorme de pessoas que não abrem suas mensagens. “Às vezes, as empresas acabam comprando e trocando bases de e-mails. Isso mancha a reputação da companhia e danifica muito o desempenho do e-mail marketing, pois as pessoas Para criar engajamento, é fundamental entender o perfil de seus clientes e enviar a mensagem certa para a pessoa certa Raquel Fabris, especialista de marketing de produtos da Locaweb privacidade e necessidade dos clientes, só agrega valor à imagem de uma empresa”, diz Sandro. Assim como os especialistas da área, o empreendedor acredita que a ferramenta continuará sendo uma boa estratégia de relacionamento ao longo dos próximos anos. “Vemos um canal mais maduro, com empresas mais maduras, práticas bem estabelecidas e provedores muito mais preparados contra estratégias que violem a privacidade. Tudo isso aumentou a credibilidade do canal e, em consequência, o cliente voltou a enxergar o e-mail marketing como uma oportunidade de comunicação mais eficaz”, completa o CEO. que não se interessam pelo conteúdo irão reportá-lo como spam”, ressalta Dayane. Quem quer aumentar o número de leads precisa fazer isso com qualidade. Incentivar o preenchimento de formulários em troca de recompensas como descontos, benefícios ou e-books, por exemplo, pode ser uma prática válida. Além disso, é possível criar campanhas de reativação, que usam o e-mail marketing para engajar clientes que já estão na lista de envio, mas que não interagem com as mensagens e não se interessam pelos produtos e serviços da empresa há muito tempo. “O trabalho de e-mail marketing feito com seriedade e carinho, respeitando a Para Sandro, da E-Clock, o segredo é usar a tecnologia disponível para criar boas réguas de comunicação
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