Locaweb Edição 90

inteligência artificial 37 REVISTA LOCAWEB (FY), desenvolvido pela ICX Labs. Tendo como público-alvo as lojas de roupas, o gadget instalado dentro de um provador traz uma série de funções adicionais para o cliente, como acesso ao catálogo de peças da marca, sugestões de combinações, lista de desejos, controle de cenário e de iluminação ambiente, checkout, reconhecimento facial e omnichannel. “O FY possui algoritmos de IA que permitem avaliar o comportamento de compra do consumidor e associar esse hábito a seu perfil. Assim, é possível, por exemplo, verificar peças que não possuem aceitação ou que nunca foram levadas ao provador por esse tipo de público, o que acaba otimizando o estoque da loja e a oferta de determinado produto”, conta Fábio. O Fitting You está instalado na filial da Hering localizada no MorumbiShopping, em São Paulo (SP). Está disponível para testes de clientes desde o início de outubro de 2018. Vale lembrar que também é possível usar inteligência artificial como forma de recomendar conteúdo e produtos de acordo com o perfil do cliente, sem contar os populares recursos de reconhecimento digital e facial. O futuro é artificial É fato que a inteligência artificial está ganhando espaço nomundo corporativo. Tanto que os gastos globais com sistemas de IA devem alcançar US$ 35,8 bilhões em2019. De acordo comas informações da IDC, isso representa umaumento de 44% sobre os investimentos realizados no ano anterior. No Brasil, a demandamaior é pelos robôs que se comunicam com clientes via WhatsApp, Facebook Messenger ou chats exclusivos dos sites. “Já é possível perceber tambémum crescimento na utilização de serviços de voz, como o Google Assistente e a Siri. Podemos esperar uma forte inclinação domercado em2019 a buscar soluções que também englobemesses assistentes de voz”, revela Henrique. Aliás, essa sede de cada vez mais atender os clientes de forma As principais funções da IA hoje estão no uso de atendimento automatizado a consumidores, na recomendação de compras, e na prevenção automática de falhas de sistemas humanizada acaba impactando a rápida evolução da tecnologia. Tiago acredita que, muito em breve, chegará ao mercado um sistema de IA onisciente. “Ele será capaz de tomar decisões como os seres humanos”, afirma. Desse jeito, pode até ser que o próximo atendimento online do consumidor seja realizado por Samantha, a esperta (e sedutora) assistente virtual de Ela – e ainda vale torcer para não cair na fila de um atrapalhado robô à la C-3PO, da franquia Star Wars . Joaquin Phoenix apaixona-se por uma inteligência artificial no filme Ela . A realidade, porém, está se mostrando bemmais eficaz que a ficção

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==