Locaweb Edição 90
inteligência artificial 33 REVISTA LOCAWEB inteligência artificial e qual tipo de empresa pode ser ajudada com esse serviço. Mas tudo isso é muito teórico. Importante para valer é identificar como, na prática, os chatbots podem beneficiar um negócio, até mesmo o pequeno e médio. Henrique explica: “As empresas podem oferecer atendimento em tempo integral aos consumidores, tornando mais simples e rápida a forma de se fazer negócio. Além disso, Os robôs evoluem e aprendem algo diferente a cada interação com as pessoas, segundo Henrique, da CosmoBots Dúvidas mais respondidas O chatbot nasceu com o objetivo de substituir o tradicional FAQ, aquelas páginas de perguntas frequentes que as empresas disponibilizam em seus sites. Aqui, porém, a ideia é que a interação seja mais humanizada. “Primeiramente, as respostas são criadas por você e sua equipe para alimentar o sistema de IA. Em seguida, a solução irá se balizar por esse conteúdo para aprendê- lo e poder responder por si mesma”, conta Tiago Pereira, CEO da Data Science Academy. Entre as questões mais básicas, estão: horários e dias de atendimento, rastreamento de pedidos, agendamentos, redefinição de senhas de acesso, e esclarecimentos sobre pagamentos. Vale destacar que existem alguns chatbots que já possuem respostas pré-cadastradas, mas nem sempre é bom usá-las. “Em 90% dos casos, se fazem necessárias uma revisão completa e avaliação sobre se o conteúdo faz sentido para seu negócio. Só então é possível colocar a IA para responder por sua empresa”, alerta Tiago. é possível organizar a fila de atendimento, priorizando os chamados de acordo com a urgência, e encaminhar para atendentes reais apenas casos estratégicos, que realmente precisam de sensibilidade e raciocínio humanos”. Por falar em humanos, é importante ressaltar que o uso de IA não anula o trabalho dos funcionários do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). O atendimento humano ainda é a melhor forma de lidar com solicitações mais complexas. “Um chatbot mais preparado pode ser treinado para avaliar até que ponto consegue ajudar o cliente. Ao atingir uma situação desconhecida, ele pede ajuda, sinalizando ao atendente que este pode assumir o controle da conversa”, revela o profissional. Toda essa eficiência tem um preço. O custo pode variar de acordo com o número de atendimentos, a infraestrutura, os recursos a serem disponibilizados, além de outros fatores. No começo, Hoje, o uso de inteligência artificial é mais voltado para a experiência do usuário, seja para entender seu comportamento, seja sanar suas dúvidas
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