Locaweb Edição 90
inteligência artificial 31 REVISTA LOCAWEB BIA, Bradesco Criada em parceria com a IBM e o Watson (projeto de computação cognitiva da empresa norte-americana), a BIA é a inteligência artificial do Bradesco que responde dúvidas e realiza serviços bancários via aplicativo para Android e iOS. Para usá-la, basta acessar o programa, clicar no campo de busca dedicado e fazer sua pergunta, que pode ser digitada ou falada. Liberada para todos os clientes no final de 2018, esta IA atingiu 87 milhões de interações em fevereiro de 2019 e tem habilidade para responder questões em 3 segundos. Os dados são oficiais. PINA, Pinacoteca de São Paulo Com a ideia de transformar a visita ao museu em uma experiência interativa, a parceria entre a Pinacoteca de São Paulo e o IBMWatson resultou na PINA, uma inteligência artificial treinada para responder questões a respeito de sete obras de arte selecionadas. Na prática, com o aplicativo A Voz da Arte instalado em seu celular, o visitante recebia uma notificação quando estivesse próximo de um quadro interativo e era estimulado a conversar com ele. O treinamento foi feito pela curadoria do museu, além de terem sido consultadas pessoas leigas em artes e até crianças, gerando quase 300 mil perguntas. O projeto recebeu quatro Leões no Festival de Publicidade de Cannes, na França, e ficou ativo durante todo o ano de 2017. LIA, Leroy Merlin Para otimizar o atendimento de clientes do estado de São Paulo, a Leroy Merlin, rede de lojas de materiais de construção, criou um chatbot chamado de LIA. Desde abril de 2018, a atendente virtual funciona no site da marca respondendo perguntas sobre endereços de filiais, sistema de troca, serviços e horários de funcionamento. Está online 24 horas por dia, sete dias na semana, e promete retornar o atendimento emmenos de umminuto. A IA também foi desenvolvida pelo sistema Watson, da IBM. Facebook Messenger e WhatsApp”, aponta Henrique. A aplicação é tão básica e eficiente que combina com os mais variados perfis e setores de companhias. Para quem? Diferentes áreas podem se beneficiar da inteligência artificial e dos chatbots. A liderança nos investimentos, entretanto, está na indústria de varejo, que pretende desembolsar US$ 5,9 bilhões em 2019. Os dados da consultoria IDC ainda mostram que os esforços estão voltados para três aplicações: uso de atendimento automatizado a consumidores, recomendação de compras, e prevenção automática de falhas de sistemas. Ao falar especificamente sobre setores, Tiago aponta que os maiores destaques estão nas áreas médica, financeira e bancária. Aqui, vale ressaltar que quanto mais complexa uma operação for, mais difícil será a aplicação de IA. “Empresas jurídicas, por exemplo, requerem atendimentos mais específicos e uma base de conhecimento maior para gerar algo automático e relevante”, complementa Leonardo. Independentemente do setor, o que vai determinar se sua empresa precisa usar inteligência artificial nos atendimentos ou não, é a vontade de suprir três necessidades. São elas: automatização dos processos de negócios, obtenção de insights por meio da análise de Exemplos para se inspirar Shutterstock.com Shutterstock.com Pinacoteca de São Paulo conta com uma inteligência artificial treinada para responder questões a respeito de sete obras de arte selecionadas
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