Locaweb Edição 90
capa 30 REVISTA LOCAWEB Hoje, o uso de inteligência artificial é mais voltado para a experiência do usuário, seja para entender seu comportamento, seja para sanar suas dúvidas. Basta pensar na Siri, a assistente virtual da Apple. Ela responde perguntas, faz recomendações e executa ações. Só que todo esse potencial pode ser usado para além do lazer. Aliás, a tecnologia tem se tornado uma grande aliada das empresas que querem agilizar o atendimento ao cliente. Chatbot: o conceito mais básico Antes de olhar para a aplicação da inteligência artificial, é importante falar um pouco sobre o “core” da tecnologia. Basicamente, é a junção de táticas de processamento, entre as quais três são essenciais. “O machine learning traz técnicas de estatística, a robótica presume automação de dados, e o processamento de linguagem natural serve para compreender, de forma inteligente, escrita e fala”, comenta Leonardo Dias, CDO da Semantix, empresa especializada em big data, inteligência artificial, Internet das Coisas e análise de dados. Ao trazer esses conceitos para o atendimento ao cliente, é comum encontrá-los aplicados em um chatbot, programa de conversa que simula a interação humana. “Por causa da linguagem natural, os robôs estão entendendo cada vez mais variados tipos de questões – e seguem aprendendo e evoluindo a cada interação com pessoas”, afirma Henrique Carvalho, cofundador da CosmoBots, plataforma de criação e gestão de chatbots. “Eles trabalham coletando dados de leads e respondendo perguntas que aumentam a possibilidade de conhecer o perfil e as necessidades de cada cliente.” Pouca gente sabe, porém, que o chatbot é a forma mais simples de aplicação de IA. “Ele permite que as empresas disponibilizem um atendimento automatizado por meio de canais conhecidos e utilizados por todos, como os aplicativos de mensagens A IA evoluiu como uma tecnologia que aprimora a relação entre pessoas e empresas, de qualquer tamanho, e é por isso que está mudando a maneira de fazer negócios em todo o mundo O chatbot é um dos recursos mais simples que adotam IA. Pode ser usado para atendimento automatizado e tem valores bem acessíveis Leonardo, da Semantix, explica que IA é a junção de táticas de processamento, como robótica e machine learning
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