Locaweb Edição 90
3 REVISTA LOCAWEB ao leitor E les erraram. Já estamos avançando para a terceira década do século 21 e, até o momento, aqueles robôs dos livros e filmes de ficção científica que iriam acabar com a humanidade não deram as caras. Pelo contrário: a Inteligência Artificial (IA) transformou-se em realidade e está aí, a serviço das pessoas, auxiliando-as nas mais variadas tarefas e atuando, muitas vezes, como um braço direito das empresas. Essa história envolve ainda um outro grande equívoco: a ideia de que IA é algo caro, reservado apenas para as grandes corporações. Pois saiba que já existem até gerenciamentos grátis de chatbots, aqueles robozinhos que quebram o maior galho em áreas como atendimento. Dependendo do seu interesse, também dá para monitorar projetos e apostar em recursos que facilitam as vendas, por exemplo, sem grandes investimentos. Nessa toada, um fator continua sendo crucial: a presença humana nas empresas. Não à toa, o termo “humanização” vem sendo usado mais que nunca, justamente em plena era em que a IA conquistou o mercado. Ocorre que, apesar de a tecnologia surpreender a cada momento, a interação personalizada tem cada vez mais importância. É aquela história: o médico pode (e deve) usar recursos avançados para fazer um diagnóstico mais preciso, mas é o contato pessoal, a atenção e a qualidade no atendimento que segue (e seguirá) fazendo a diferença. O mesmo pode ser dito de um psicólogo ou, então, uma advogada. E, sem dúvida alguma, de uma doceira ou um vendedor de roupas, peças automotivas ou o que mais você imaginar. A IA está aí para te ajudar e tornar os processos mais simples e as interações mais precisas, facilitando a vida de quem realmente importa, que é o consumidor final. Mas, no fundo, é você que deve estar no controle. Unidos, todos venceremos! Boa leitura! Luis Carlos dos Anjos Gerente de Marketing da Locaweb Menos luta, mais serviço revista locaweb #90
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==