Locaweb Edição 90
Vinicius Koch Coordenador de marketing na Locaweb /viniciuskoch Vamos falar sobre construção de marcas? – Parte I L ogos, fontes, cores, ícones… Será que branding, ou a construção de marcas, para por aí? A resposta é: não. Pode parecer óbvio, mas ainda há muita confusão sobre o assunto no mercado. Então, apesar do tema ser extenso e render um MBA, vou reunir nesta e nas próximas edições alguns dos principais aprendizados sobre marcas. Vamos começar pelo básico: se uma marca não é apenas um ícone ou símbolo, o que é? Uma marca é a percepção ou um conjunto de associações que os consumidores têm sobre as empresas. E aqui precisamos reforçar a palavra "consumidores": é tudo sobre eles. O tal do branding, ou construção de marcas, vem para moldar a percepção desses clientes por meio das histórias que contamos para eles, dos valores que passamos em nossa relação, da visão que mostramos em nossa comunicação e, principalmente, da experiência que eles têm com nossas marcas. Como um bom fã de música, uma das analogias de que mais gosto sobre branding é a dos Beatles versus Rolling Stones. Os Beatles, no início da carreira, eram vistos como bons garotos, românticos e queridinhos da Inglaterra. Enquanto os Rolling Stones eram subversivos, perigosos e barulhentos. Os valores e as histórias que essas bandas contavam, de forma proposital, ajudaram a formar essas percepções. E isso é construção de marcas. Isso tudo nos leva ao 1º passo. E ele parte de duas perguntas simples, mas que têm respostas com o poder de gerar diversos insights: "Como sou percebido pelo meu consumidor, hoje?" "Como quero ser percebido a curto, médio e longo prazos?" Investir em pesquisas, conversar com clientes, analisar os principais termos associados à marca em redes sociais ajudará a descobrir como sua marca é vista hoje. Entender suas forças e fraquezas, avaliar a concorrência, o mercado e seu cliente ajudará a desenhar como sua empresa deve ser percebida daqui pra frente. É, todo esse processo dá trabalho! Mas é valioso para o início da construção de uma marca forte e relevante. E é na Expressão da Marca, como veremos na próxima edição, que transformamos tudo isso em uma personalidade, algo tangível, que transmite todas as características de uma empresa. influenciador 18 18 REVISTA LOCAWEB REVISTA LOCAWEB
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