Locaweb Edição 90

entrevista 12 REVISTA LOCAWEB Inspirada por gerar algo útil, Alessandra desenvolveu um trabalho para ensinar as crianças do Projeto Pérola a implantar planos de negócios e aumentar suas chances de sucesso. Mais tarde, o projeto simples deu origem ao Banco Pérola, instituição de microcrédito que já ajudou a financiar mais de 3 mil empreendedores de baixa renda. Como você transformou em negócio esse insight com relação à dificuldade para conseguir crédito no Brasil? Entre 2008 e 2009, participei de um processo seletivo na Artemísia, aceleradora de negócios sociais. Fui uma das cinco finalistas e ganhei R$ 40 mil para iniciar meu projeto, o Banco Pérola, em 2010. Mais tarde, vieram prêmios, doações e, em 2014, a mobilização de diversos parceiros que deu origem ao Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC) do Pérola. Hoje, nossos investidores são pessoas físicas e jurídicas que acreditam no empreendedorismo. O Banco Pérola é igual a um banco convencional ou tem diferenciais importantes para o empreendedor? Não é igual a um banco convencional, pois nosso foco não está no lucro a qualquer preço, mas no desenvolvimento dos empreendedores que procuram o Pérola. Nosso diferencial está justamente em atendimento, produto e foco no cliente. Qual é o perfil geral do empreendedor que busca empréstimo com o Pérola? Com o tempo, entendemos que o microcrédito no Brasil é extenso demais. Para trabalhar commais eficiência e assertividade, decidimos dividir nosso público em dois: os empreendedores mais estruturados e os menos estruturados. Para atender os mais estruturados, buscamos a aprovação, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do já comentado Pérola FIDC. As parcerias para formar uma governança sólida e os investidores que confiam no Pérola ajudaram— e ainda ajudam todos os dias — a tornar tudo possível. Já para os menos estruturados, criamos um Fundo de Empréstimos, no qual pedimos para que apoiadores emprestem aos empreendedores a uma taxa menor e com o maior prazo possível. Atualmente, quais são os produtos oferecidos pelo Banco Pérola aos empreendedores? Temos dois produtos. O Crédito Produtivo é destinado a pessoas físicas ou jurídicas que necessitem melhorar o seu empreendimento. Essa é uma modalidade destinada exclusivamente para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividade produtiva. O segundo produto é a Antecipação de Recebíveis, que garante o giro necessário para as atividades das empresas e impulsiona as vendas e operações a prazo. Assim, além de poupar muita burocracia, o Pérola consegue dar mais segurança para o negócio. Hoje, como é a dinâmica para que microe e PMEs consigam empréstimos com o Banco Pérola? Os empreendedores que se interessam pelos produtos devem entrar em contato por meio do site, telefone ou de parceiros, como o portal Serasa Empreendedor. A partir daí, realizamos uma simulação de crédito, análise de documentação e visita ao negócio do cliente para analisar a viabilidade do crédito. No total, quanto o banco já emprestou até hoje? O Banco Pérola é um projeto local, que apoia empreendedores da cidade e já inseriu aproximadamente R$ 11 milhões na economia de Sorocaba. Acredito que, quanto mais o projeto crescer na região, melhor será para todos e para quem precisa de dinheiro pra investir no seu negócio. E temos ainda os parceiros, que ajudam empreendedores de todas as partes do Brasil. Quais são as principais dificuldades que o Banco Pérola enfrentou ao longo da história e como elas foram superadas? Nem consigo listar as dificuldades de forma tão simples, pois foram inúmeras. Prefiro focar as lições. A principal lição que tiro desses nove anos é que um trabalho sério, comprometido e eficaz deve estar aliado aos valores humanos, à esperança e ao propósito de vida. Todas as vezes que me distanciei dos meus ideais, percebi que a vontade e a força, que fazem a diferença em tudo a que as aplicamos na vida, se enfraqueceram. Para alguns, pode parecer papo de sonhador, mas é isso o que me move. Quais dicas você dá para o micro ou pequeno empreendedor que está em busca de financiamento? A primeira dica é deixar a empresa organizada da melhor maneira que puder. Detalhes como a documentação e as contas devem estar em ordem. Se o negócio é em casa, olhe primeiro para todos os recursos que ele já possui e como pode organizá-los. É apenas depois disso que se deve procurar uma instituição de crédito. Quais são os planos e as expectativas para o futuro do Pérola? O aprendizado adquirido com o mercado financeiro e a inspiração que os microempreendedores nos trouxeram fizeram com que os últimos anos fossem de muita reflexão. Ficamos por quase dois anos “dentro de casa” e, assim como os empresários que acompanhamos, sobrevivemos a todos os desafios que a crise econômica nos impôs no Brasil. Nosso plano para o futuro é simples: atender da melhor maneira possível todos os empreendedores na região de atuação do Pérola. Um crédito de cada vez, com calma e atenção, sempre prezando pela seleção de quem tenha, além de condições objetivas, como capacidade de pagamento e viabilidade econômica, valores parecidos com os nossos. Não temos ambição pelo lucro a qualquer preço. Nosso diferencial está justamente em itens como atendimento, produto e foco no cliente

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