Locaweb Edição 89

mundo design 53 REVISTA LOCAWEB O s símbolos estão presentes no cotidiano das pessoas de diversas maneiras. Eles podem aparecer em placas de trânsito, em botões de elevadores e até em websites. O objetivo central ao usar essas imagens é facilitar a tomada de decisão das pessoas. Ummotorista que vê o sinal de “proibido estacionar”, por exemplo, interpreta-o rapidamente e descobre que deve encontrar outro local para parar o carro. Na web, a premissa é a mesma. “Os sites podem aproveitar essa inclinação natural do ser humano e otimizar a experiência do usuário por meio de ícones”, explica Guilherme Dantas, editor-chefe do blog Designerd. O especialista conta que os ícones podem fazer toda a diferença na navegação, mas que só cumprem seu papel quando são claros e objetivos. “Poucos teriamdúvidas a respeito do significado do ícone que representa a ação de curtir algum conteúdo, como umamão como polegar para cima, no caso do Facebook, ou o coração, no caso do Instagram”, diz. “O problema é quando o ícone é subjetivo demais, ao ponto de o usuário não conseguir enxergar com clareza seu real significado, fazendo com que o objetivo não seja cumprido. Por isso, émuito importante realizar testes com vários usuários antes de implementar uma imagemdo gênero”, completa Guilherme. Deve-se observar também o tamanho do ícone, caso ele seja um elemento clicável. “As medidas mínimas da área de clique precisam ser respeitadas para facilitar seu acesso por todas as pessoas”, conta Cláudia Nascimento, webdesigner da E-hipermídia. “Nunca use ícones diferentes para realizar uma mesma ação, nem ícones iguais para realizar ações diferentes”, recomenda. Cláudia também ressalta a importância de tornar os ícones da web acessíveis para todo tipo de público. “Deve-se utilizar uma descrição em texto para o ícone, por meio de uma legenda ou rótulo. Isso ajuda na compreensão das imagens e é uma recomendação das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG, na sigla em inglês), já que pessoas que possuem deficiências visuais só terão acesso ao conteúdo da imagem por meio dessa legenda ou desse rótulo”, afirma. SegundoCláudia,webdesignerdaE-hipermídia,é importanteusar legendasourótulosque identifiquemos ícones ParaGuilherme,doblogDesignerd,o íconeéútilquandoseusignificadoéabsolutamenteclaroparaousuário Trabalhando com ícones Depois de levar em consideração as recomendações dos especialistas, é hora de decidir quais tipos de ícones podem ser usados para aprimorar a usabilidade de cada tipo de página. Os e-commerces, por exemplo, tendema usar a imagemde um carrinho de supermercado para direcionar o usuário à finalização da compra. “Uma loja online de roupas também pode fazer bom uso dos ícones para ilustrar suas categorias principais, como jaquetas, calças e camisas”, explica Guilherme. “Dessa forma, em vez de adotar apenas palavras para descrever a categoria, o e-commerce passa a contar com um recurso visual que irá auxiliar o usuário na navegação”, completa. Cláudia destaca ainda que, no caso dos sites de conteúdo, os ícones devem ser usados para facilitar a localização das informações. “Outra sugestão é usar ícones nos botões de ação, como os que levam o usuário a se cadastrar para uma newsletter ou baixar algum tipo de conteúdo. O recurso também costuma ser funcional nas ações de compartilhamento”, finaliza Guilherme. De qualquer forma, o ideal é fazer com que a ação desejada fique clara e objetiva, exigindo o mínimo esforço possível por parte do usuário para entender o significado do ícone. A partir daí, ficará mais fácil atingir o objetivo almejado.

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