Locaweb Edição 89

SEO 37 REVISTA LOCAWEB mudanças não alteram o posicionamento dos sites. Já as atualizações maiores aparecem uma ou duas vezes ao ano e tendem a causar impacto. A última ocorreu em agosto de 2018. Três modificações desse pacote podem ser consideradas muito relevantes. A primeira delas é o Mobile-First Index. “Agora, sites otimizados para dispositivos móveis tendem a ter melhores resultados em comparação a sites que não estão otimizados”, comenta Daniel. A outra é o Carrossel de Vídeos, que dá importância para vídeos em sua estratégia de conteúdo. “Segundo o Google, o consumo de vídeo pelos brasileiros não para de crescer, e 75% das pessoas que usam esse formato preferem o smartphone na hora de consumi- lo”, complementa o profissional. A última alteração ficou conhecida como Medic Core Update e impactou diretamente os setores de saúde, nutrição e bem- estar. “Sites desses nichos foram afetados quando o conteúdo publicado não tinha uma autoridade, uma pessoa real que ‘assinava’ as dicas”, conta Fabio. O Google, como sempre, não deu muitos detalhes do porquê de as implementações terem sido adicionadas. Porém, acendeu um alerta: “após a atualização, o recomendado é focar em melhorar o conteúdo do site”, revela João Vitor Silva, analista de SEO na Locaweb. O empreendedor deve ter em mente que o SEO não é uma estratégia de resultado instantâneo. É preciso ter paciência para colher frutos Victor Baptista, sócio-fundador da Search Lab Uma boa dica para não perder posições de bobeira é acompanhar as mudanças do Google. Para isso, vale a pena seguir o blog do buscador ( http://lwgo.to/1h8 ) e suas redes sociais, que sempre divulgam comunicados em tempo real. Retorno Caso você tenha chegado até aqui e não tenha notado, o SEO é uma estratégia altamente recompensadora, mas que demanda tempo. Ele exige pesquisa do público-alvo e concorrência, seleção das palavras-chave, produção de conteúdo, implementação e um contínuo acompanhamento para saber as alterações aplicadas pelo Google e outros buscadores. “O empreendedor deve ter em mente que não é uma estratégia de resultado instantâneo. Se ele busca retorno imediato, a sugestão é apostar em outro canal para alavancar o crescimento, como mídia paga”, aconselha Victor. Em média, o resultado torna-se mais palpável em torno de seis meses após a implementação. “Isso vai depender de alguns fatores. Entre eles: maturidade em SEO da empresa, concorrência do mercado, viabilidade da plataforma, recursos envolvidos, execução contínua...”, conclui o sócio-fundador da Search Lab. De acordo com João Vitor, da Locaweb, quando o Google apresenta alguma mudança que o faz perder posições no ranking, é preciso voltar o foco para o conteúdo e aplicar alterações

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