Locaweb Edição 89
SEO 35 REVISTA LOCAWEB Investimento constante Não basta saber o básico sobre SEO e achar que domina a técnica. Como qualquer tecnologia, ela está em constante evolução. Todo empreendedor que trabalha com a estratégia não pode se dar por satisfeito apenas com o presente. Ele deve estar atualizado, conhecendo novos meios e práticas de melhorar o posicionamento da sua página web. “Hoje, seu site pode estar nos primeiros resultados de busca do Google. Amanhã, pode ser que não estejamais. Seja porque algum serviço deixou de existir, e você não fez as atualizações necessárias, ou porque o seu concorrente fez as otimizações que você parou de fazer, ou ainda porque perdeu links, e consequentemente diminuiu sua autoridade no ranking. São diversos fatores”, diz Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre. Com base nesse cenário que muda o tempo todo, você deve estar sempre atento e atualizar seu site seguindo as melhores práticas de SEO, com foco contínuo em oferecer ao usuário uma boa experiência de navegação. Fabio, da Agência Mestre, ressalta a importância de destacar a palavra-chave no início dos títulos o resultado esperado, é bem provável que essa seja a hora de contratar um profissional da área para impulsionar o negócio. Outros motivos que podem levar à terceirização do serviço são: falta de tempo disponível para se dedicar à técnica de marketing digital e aprofundamento da estratégia. Independentemente da razão, o profissional ou a agência especializada pode ser de grande ajuda para empresas de qualquer porte e setor. “Eles poderão entender os objetivos da marca e dar uma visão mais específica ao caso, seguindo de perto todas as nuances e possíveis melhorias do comportamento do site junto aos buscadores”, garante Fabio. Mas essa atenção dedicada tem seu preço. E ele pode ser um tanto salgado para quem está começando a trilhar seu caminho na internet. Na Search Lab, por exemplo, um projeto de SEO pode ter valor mensal que varia entre R$ 4 mil e R$ 20 mil. “Depende do tamanho do escopo, da empresa e, principalmente, da competitividade do mercado. Tudo será somado ao objetivo da companhia, tanto de conquistas, quanto de tempo para atingir essas conquistas”, afirma Fabio.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==