Locaweb Edição 89

3 REVISTA LOCAWEB ao leitor Q uem trabalha em uma agência que desenvolve sites ou conteúdo específico para internet sabe bem. Dia sim, dia também, alguém liga com a seguinte pergunta: "como faço para aparecer melhor no Google?" Pois bem, não existe uma fórmula mágica, mas apostar no Search Engine Optimization, o tal do SEO, é um dos melhores caminhos. Para isso, não é preciso necessariamente investir montanhas de dinheiro, mas é necessário ter paciência e, principalmente, dedicação. Ocorre que, ao contrário do que muita gente pensa, aplicar corretamente o SEO no conteúdo do seu site não significa imaginar uma palavra-chave para cada situação e sair escrevendo-a à exaustão. Nada disso: é preciso estabelecer critérios profissionais para descobrir os termos, a partir dos propósitos do seu site, do tamanho do negócio e, principalmente, dos interesses do seu público-alvo. Muitas vezes, é fundamental fugir do óbvio e usar frases inteiras, nos lugares corretos, com parcimônia e clareza. Um bom SEO não está atrelado também apenas a textos. Trabalhar bem as legendas das fotos, tanto primárias quanto secundárias, costuma render bons resultados. Outro caminho é apostar na construção de links, de forma a manter o internauta navegando o máximo de tempo possível dentro do seu site, mas sempre em torno de assuntos que o interessam. Nada disso parece simples, e realmente não é. Mas a boa notícia é que, independentemente de haver profissionais especializados em SEO no mercado (e que ajudam um bocado), é possível aplicar as técnicas sozinho. Uma, duas, dez, mil vezes. Em cada texto, em cada foto, em cada conteúdo. O resultado não virá de cara. Talvez demore seis meses, um ano ou até mais. Mas o esforço é quase sempre recompensado. Você começa a crescer aos pouquinhos até que, de repente, está ali, aparecendo nas primeiras buscas do Google. E isso, de fato, faz toda a diferença! Boa leitura! Luis Carlos dos Anjos Gerente de Marketing da Locaweb Cresça e apareça revista locaweb #89

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==