Locaweb Edição 89

Vinicius Koch Coordenador de branding e redes sociais da Locaweb /viniciuskoch Objetivos do marketing: vamos simplificar? M uito se fala sobre como definir objetivos de marketing e sobre a importância do tema. Afinal, um objetivo bem desenhado ajuda a direcionar ações e mensurar resultados de forma mais clara. Mas, para profissionais que ainda estão começando, a extensa quantidade de informação disponível sobre o assunto, principalmente no que tange aos meios digitais, pode gerar ainda mais confusão. Então, fica a grande questão: por onde começar e como entender de forma macro as metas de uma marca? Para hoje e amanhã Uma maneira descomplicada de pensar sobre o assunto é partindo de dois pontos: objetivos a curto e longo prazos. Porque, no fim do dia, para se manter relevante, todo negócio tem a necessidade de gerar respostas rápidas, mas também de fazer construções perenes, que mantenham a marca forte durante anos. E os dois devem andar juntos. Dessa forma, os objetivos a curto prazo são aqueles que irão trazer vendas, tráfego a lojas e sites ou geração de leads. São ações que demandam uma resposta imediata do consumidor. É o caso das promoções, ofertas e toda ação com uma abordagem emergencial ou de preço. E, claro, a mensuração vai ser baseada em conversão e vendas. Já os objetivos a longo prazo ajudam a estabelecer a marca no mercado e são responsáveis por gerar resultados durante os próximos meses e anos. Eles devem partir de perguntas como: quais os principais pilares e territórios que serão responsáveis por posicionar a marca entre os consumidores? Como ela vai ser percebida? Como referência em atendimento, inovação, tecnologia? Onde ela vai estar daqui a alguns anos? Esses objetivos devem ser desenhados pensando-se emmelhorar a percepção e o posicionamento da marca. Relações Públicas, Redes Sociais, Conteúdo e Campanhas Institucionais são algumas frentes que ajudam nessa construção. A partir dessa visão do que o seu negócio precisa gerar a curto e longo prazos, é possível desenhar metas específicas. E, lembrando, a regra é que cada uma delas deve ser: mensurável, alcançável, relevante, e ter um tempo para ser cumprida. Então, como estão os objetivos da sua marca para hoje e amanhã? influenciador 18 REVISTA LOCAWEB

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