Locaweb Edição 88
mundo design 53 REVISTA LOCAWEB U m site “clean” e com informações organizadas tem muito mais chances de oferecer com clareza o que o usuário procura do que uma página com um layout poluído e desorganizado. Para muitos especialistas, um dos segredos para criar um visual bonito e intuitivo é usar espaços em branco (que não precisam ser, necessariamente, brancos). Também conhecidas como respiros ou espaço negativo, as lacunas fazem sucesso entre os designers brasileiros. Entretanto, há quem diga que elas precisam ser usadas commoderação. “O espaço em branco é tão importante para o usuário quanto o conteúdo. Isso porque, além de trazer o respiro do layout, ele direciona a pessoa às informações de destaque”, explica Cristiana Marroig, CEO da Agência Tamanduá. “Por isso, quando falamos em usabilidade, utilizamos os espaços em branco como uma espécie de guia pro olhar. Por meio deles, vamos liberando aos poucos os dados que precisamos mostrar para o usuário”, completa. Para Fabio Fugikawa, diretor de arte da agência Citrus7, usar o espaço em branco para criar uma hierarquia de informações é uma boa estratégia. “É possível criar uma sequência ordenada da leitura do conteúdo. Assim, o usuário se sentirá confortável em navegar e interagir com o site já na sua primeira visita”, afirma. Apesar de concordar em que o espaço em branco pode ser ótimo para um site, o designer David Arty ressalta que é necessário tomar alguns cuidados. “É preciso ter senso crítico para perceber e evitar exageros, tanto em relação ao excesso quanto à falta de espaço negativo”, conta o especialista, que também é docente e fundador dos blogs Chief of Design e Designimador. Espaço embranco na prática Os espaços em branco podem ser aplicados em diferentes tipos de sites. Quem trabalha com e-commerce, por exemplo, pode usar as lacunas para separar os produtos e destacar os elementos mais importantes. Cristiana,daTamanduá:"espaçoembrancoétão importantequantooconteúdo" Fabio,daCitrus7, indicaqueosespaçosembrancosão importantesparaelencaras informações ParaodesignerDavid,éprecisotersensocríticoparaevitarexagerosquantoaoexcessoefaltadeáreasnegativas “Os e-commerces têmmuitas imagens e textos dentro de um único espaço. Usar-se do vazio é importante para evitar um emaranhamento de informações. Nesses casos, o espaço em branco ajuda a organizar o layout, trazendo harmonia entre os elementos e evitando que componentes de mesmo peso visual se sobreponham”, diz David. Fabio destaca que o recurso também pode ser usado para aprimorar a página do checkout. “É nesse momento que o usuário deve ficar focado na conclusão da compra. Qualquer distração ou ruído visual pode causar uma desistência do processo. Com o espaço em branco utilizado de forma adequada, é possível elaborar formulários fáceis e simples de serem preenchidos”, conta. A tática de trabalhar com espaço negativo também vale para os sites de conteúdo. Cristiana defende que o respiro entre o título e o texto é muito importante. O espaço entre as notícias também traz leveza e clareza ao site, assim como as fontes grandes. Além de adotar letras maiores, vale a pena apostar em uma fonte que use espaços negativos. “Alguns estudos demonstram uma melhora da compreensão da mensagem em até 20%. Por isso, devemos prestar atenção ao criar um layout e fazer esse espaço em branco trabalhar a favor do designer”, completa Fabio.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==