Locaweb Edição 88

especial 50 REVISTA LOCAWEB do perfil do consumidor. A pesquisa irá levantar informações que ajudam a entender quem é o cliente da empresa, suas características, os motivos pelos quais ele se tornou um comprador, como ele ficou sabendo sobre a marca e outras questões relacionadas ao portfólio de produtos e serviços da companhia. A outra vertente indicada pelo COO do Opinion Box está relacionada à satisfação dos clientes. É possível usar as pesquisas para avaliar o nível de contentamento dos consumidores em relação aos produtos e serviços da companhia. Os resultados podem contribuir para o aumento de fidelidade e para a potencialização das vendas. Além disso, também é possível ter maior previsibilidade de receita. Para Cássia, o importante é ter emmente que existem pesquisas contínuas e periódicas. Levantamentos de satisfação, por exemplo, devem ser feitos várias vezes. Já as opções que buscam identificar a lembrança de marca podem ser realizadas com intervalos de tempo maiores. “A recomendação é evitar trabalhar pautado na intuição ou experiência. Isso porque ambas têm olhos para o passado. A pesquisa serve para trazer informações que permitem um olhar voltado para o presente e o futuro. Portanto, quando alguma coisa estiver diferente Na hora de organizar uma pesquisa, é aconselhável pensar em três fatores principais: direcionamento, métricas e público-alvo Antes mesmo de abrir uma companhia, você pode fazer uma pesquisa para avaliar a viabilidade do negócio Felipe Schepers, COO do Opinion Box do esperado, a recomendação é pesquisar”, conta a consultora do Sebrae-SP. De olho no orçamento Normalmente, as pesquisas de mercado custam tempo e dinheiro. A boa notícia é que, com o avanço da internet, os projetos baratearam e passaram a caber no bolso de empresas de todos os portes. “A tecnologia está tornando a pesquisa de mercado cada vez mais rápida, barata e eficiente. Com uma ferramenta digital, é possível investir menos e conseguir resultados mais rápidos e seguros”, conta Felipe. No Opinion Box, por exemplo, o usuário consegue contratar planos gratuitos ou assinaturas de R$ 39,90 para fazer pesquisas com seus próprios clientes. Quem quiser conversar Shutterstock.com

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