Locaweb Edição 88
pesquisas de mercado 49 REVISTA LOCAWEB Para completar o pacote, a análise dos dados levantados por meio de pesquisas pode colocar possíveis tendências de mercado no radar dos empreendedores. Com isso, as empresas que querem sair na frente podem começar a usar as descobertas como um diferencial para atrair Os estudos também podem ser bons aliados na hora de estudar os negócios de empresas concorrentes Letícia Fonseca, analista de marketing da Rock Content As pesquisas ajudam a traçar estratégias de negócios mais sólidas e identificar quais escolhas devem trazer benefícios financeiros e estruturais à empresa mais clientes. “Além disso, é uma maneira efetiva de conhecer mais sobre o seu próprio negócio, alinhando expectativas e ações entre todos os profissionais envolvidos”, destaca Letícia. Como planejar uma pesquisa de mercado É importante salientar que as pesquisas de mercado podem ser eficazes em diversos momentos da vida de uma empresa. “Antes mesmo de abrir uma companhia, você pode fazer uma pesquisa para avaliar a viabilidade do negócio”, diz Felipe Schepers, COO do Opinion Box, plataforma que oferece soluções de pesquisa de mercado online. O profissional acredita que qualquer empresa pode usar uma pesquisa de mercado para encontrar oportunidades para crescer, vender mais, reduzir custos e identificar outros pontos que tragammelhorias para o dia a dia. “Essas e outras tantas decisões são tomadas muito mais facilmente quando as empresas usam dados para se basear antes de agir”, completa. Na hora de organizar uma pesquisa, é aconselhável pensar em três fatores principais: direcionamento, métricas e público-alvo. O ideal é sempre analisar o objetivo central do estudo, além de abordar apenas o tipo de público relacionado ao seu negócio. Uma loja que vende roupas plus size pela internet, por exemplo, não tem a necessidade de conversar com pessoas que não se interessem por esse tipo de vestuário. A opinião delas só será útil se a empresa tiver planos de expandir os negócios no futuro. “Uma pesquisa pode ser mensurada pelo número de respondentes e leads gerados, pelas menções recebidas e pela quantidade de pessoas que entraram em contato com a sua empresa a partir desse estudo. Essas métricas variam sempre de acordo com o modelo de cada pesquisa”, explica Letícia. Apesar das variações, Felipe indica algumas métricas específicas que podem contribuir bastante para o dia a dia de pequenas e médias empresas. A primeira consiste na análise Shutterstock.com
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