Locaweb Edição 88

especial 48 REVISTA LOCAWEB Uma das grandes vantagens é que as pesquisas de mercado podem ser usadas por empresas de todos os tamanhos – os custos variam bastante, mas é possível encontrar opções para todos os bolsos e necessidades. O segredo é saber qual modelo pode realmente fazer a diferença na hora de alavancar o seu negócio! Solução certeira Além de ajudar a definir caminhos estratégicos, como o que vender, quanto cobrar e qual o melhor canal de relacionamento com os clientes, a pesquisa de mercado é efetiva para que as empresas conheçammais sobre seus próprios negócios. Por meio dela, é possível identificar pontos fortes e temas que ainda precisam ser desenvolvidos. Cássia Godinho, consultora do Sebrae-SP, explica que o método é importante porque o mercado está sempre emmovimento. “As pessoas mudam de hábitos, de prioridades e de desejos. A sociedade muda junto com as pessoas. Portanto, as empresas precisam entender o cenário em que estão atuando para poder planejar sua existência em curto, médio e longo prazos”, afirma. A especialista destaca ainda que o levantamento de informações pertinentes é uma das fórmulas para conseguir tomar decisões commais segurança. Com base nos dados coletados dessa forma, os empreendedores As empresas precisam entender o cenário em que atuam para poder planejar sua existência em curto, médio e longo prazos Cássia Godinho, consultora do Sebrae-SP conseguem decidir quais rumos devem tomar. Além disso, é possível identificar quais áreas da empresa precisam receber mais ou menos investimentos. “É preciso ter emmãos dados confiáveis que auxiliem os profissionais sobre os possíveis riscos e ganhos oferecidos por cada estratégia escolhida”, explica Letícia Fonseca, analista de marketing da Rock Content. A profissional conta que, além de ajudarem a identificar informações valiosas sobre o mercado, as pesquisas podem ser boas aliadas na hora de estudar os negócios de empresas concorrentes.

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