Locaweb Edição 88

polos tecnológicos 45 REVISTA LOCAWEB SanPedroValley FICHA TÉCNICA Região: Sudeste Cidade: Belo Horizonte Estado: Minas Gerais Site: www.sanpedrovalley.org San Pedro Valley não é uma instituição, mas sim uma comunidade. O nome faz referência ao bairro São Pedro, na zona sul de Belo Horizonte, que é berço de uma série de startups. Por lá, era muito comum cruzar com um CEO aqui, outro ali andando pelas ruas. Há pouco mais de uma década, alguns empreendedores locais decidiram compartilhar uma sala para reduzir custos. Durante um café nas redondezas, alguém soltou a pérola “San Pedro Valley”, uma brincadeira com o nome do bairro e o Silicon Valley (Vale do Silício), na Califórnia. Em 2009, o primeiro meetup de startups de Belo Horizonte agregou novas empresas à comunidade local. E conforme elas iam ganhando prêmios, investimentos e destaque, aumentou a necessidade de se organizar e fazer networking. Foi assim, de forma natural, que o nome San Pedro Valley veio a batizar essa nova grande comunidade. Sem barreiras “O diferencial do San Pedro Valley é que ele é uma comunidade por identificação. Não temos endereço, nem infraestrutura”, explica Vitor Peçanha, cofundador da Rock Content e um dos cocriadores do conceito. De acordo com ele, a comunidade é uma questão de sinergia e cooperação entre as startups. “Um criou o logo, outro, o site. San Pedro Valley não tem administração, ela é uma marca que se mantém sozinha.” As micro, pequenas e médias empresas, assim como as startups, vão encontrar no ecossistema do San Pedro Valley as mais variadas expertises. Lá, estão empresas que já enfrentaram todo tipo de desafios e podem transferir todo tipo de aprendizado. O modelo, contudo, exige mais proatividade por parte dos empreendedores. “Eles precisam ir atrás das agendas de eventos e dos coworking, procurar por contatos e fazer conexões. Muitos grupos se reúnem com frequência, e alguém sempre conhece quem possa ajudar a dar o empurrão que faltava para o seu negócio dar certo”, conta Vitor. Parque não tem um núcleo, já que está espalhado por diversos endereços de Belo Horizonte "San Pedro Valley não tem administração. Trata-se de uma marca que se mantém sozinha”, afirma Vitor, um dos cocriadores do conceito

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==