Locaweb Edição 88
capa 30 REVISTA LOCAWEB Rômulo e Fernando, do BNDES: linguagem adequada e apresentação consistente são importantes para alavancar um financiamento Antes de procurar investimento “Excluídas algumas raras exceções, emgeral, os investidores brasileiros buscamnegócios que já possuamclientes e algum faturamento. Nesse sentido, alémde uma grande ideia, o empreendedor precisa apresentar umproduto testado pelomercado e aceito pelo público-alvo”, afirma Leonardo Sansivieri, especialista emacesso a crédito do Sebrae. Por conta disso, antes de procurar qualquer aporte para seu negócio, é necessário desenvolver omáximo possível comomínimo de capital e ter dois fatores bemconsolidados na hora da negociação. São eles: Plano de Negócios eMínimo Produto Viável (do inglês MinimumViable Product, e, na sigla, MVP). OPlano de Negócios traz perspectivas realistas sobre sua proposta. Basicamente, tem informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a seremoferecidos, bemcomo possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos da empresa. Já oMVP é uma espécie de protótipo, feito comomínimo de recursos, para testar se sua ideia será bemaceita pelomercado. Muito alémde seremcritérios essenciais para conseguir um financiamento, ambas as etapas tambémajudama adequar um produto ou serviço para omercado. “Existemmuitos empreendedores comboas ideias, mas eles devem se adaptar ao que querematingir. Às vezes, é necessáriomudar ligeiramente o que você pensou para torná-lo viável”, garante Fernando Rieche, gerente do departamento de empreendedorismo e responsável pelo BNDES Garagem. Após finalizar esses processos, a etapa de tirar a ideia do papel está concluída. A partir daí, é um caminho natural até buscar os primeiros investidores e fazer o negócio crescer. Mas, antes, é necessário preparar uma boa apresentação – até porque, como diz aquele antigo ditado, a primeira impressão é a que fica. Como preparar um discurso atrativo Agora que você estruturou seu negócio, está na hora de pensar de que forma apresentá-lo para atrair financiamento. De acordo comSamuel, é essencial ter uma apresentação sucinta que traga informações importantes sobre seu serviço ou produto e que seja visualmente agradável. “O empreendedor tambémdeve estar preparado para apresentar esse projeto e responder perguntas capciosas”, comenta. Aqui, um discurso estruturado e explicativo também é chave. Principalmente quando se está vendendo uma ideia complexa para leigos. “Às vezes, no setor de tecnologia, existem soluções bem técnicas. Além de uma grande ideia, o empreendedor precisa apresentar um produto testado pelo mercado e aceito pelo público-alvo Leonardo Sansivieri, especialista em acesso a crédito do Sebrae
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