Locaweb Edição 88
26 REVISTA LOCAWEB memória Para popularizar o conceito, a Salesforce começou a investir forte emmuito boca a boca, jogadas de marketing e relações públicas. Para consolidar a sua nova experiência no software” a empresa criou um mascote, distribuiu bottons no metrô de San Francisco (EUA) e atraiu pessoas e empresas, inclusive do Vale do Silício. Alerta de concorrência Conforme o burburinho em volta da plataforma crescia, o primeiro movimento da concorrência foi o de minimizar a disrupção do modelo de negócio da companhia. “As empresas começaram a desvalorizar o conceito, diziam que era coisa de pequeno e que os grandes nunca colocariam software na nuvem”, lembra Daniel. Mas isso não impediu que o modelo de negócio ganhasse escala e as pequenas empresas abraçassem cada vezmais a ideia. Logo, as companhiasmaiores perceberamo potencial da computação na nuvem e se juntarama essemovimento, o que criou umgrande volume de adesão ao produto da Salesforce, e omodelo decolou. Parceiros de negócio Como no começo dos anos 2000 omercado de venture capital ainda não era tão sólido, a Salesforce decidiu abrir seu capital em2004. De acordo comDaniel, se tornar uma empresa pública foi importante para financiar o negócio e valorizá-lo nomercado. A companhia cresceu de forma orgânica pormuito tempo, mas logo atingiu umtamanho emque Um paralelo entre a história da Salesforce e... ... o que estava acontecendo no mundo da tecnologia à época LINHA DO TEMPO NOVEMBRODE 2011 JUNHODE 2013 MAIODE 2014 A companhia ganha o título de mais inovadora do mundo, de acordo com a lista divulgada pela revista americana Forbes. Salesforce eMicrosoft lançamparceria estratégica para criar novas soluções que conectama plataforma da empresa ao MicrosoftOffice e aoWindows. Salesforce anuncia que vai abrir um escritório no Brasil para reforçar a presença local. A japonesa Fujitsu anuncia o Prime HPC FX10, um supercomputador com23,2 petaflops deprocessamento. Google anuncia a compra do Waze, um dos aplicativos de trânsito mais populares do mundo. Ibope informa que vai começar amedir a audiência de programasde TV pormeio do Twitter. Modelo de assinatura de software desenvolvido pela empresa democratizou a tecnologia, segundo Daniel, diretor de marketing da Salesforce na América Latina
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==