Locaweb Edição 88
24 REVISTA LOCAWEB A Salesforce nasceu com um objetivo filantrópico e conseguiu, sem perder sua essência, revolucionar o jeito de as pessoas consumirem softwares FICHA TÉCNICA Empresa: Salesforce Fundação: 1999 Sede: Califórnia, EUA Canais de comunicação: /salesforce @salesforce www.salesforce.com/br/ M arc Benioff mostrou aptidão para tecnologia aindamuito jovem. Aos 14 anos, já programava videogames. Aos 15, fundou sua própria empresa, a Liberty Software. Aos 20, durante o verão de 1984, foi umdos estagiários que programou para o Sistema de DesenvolvimentoMacintosh 68000, da Apple. Depois de passar mais de uma década como funcionário da Oracle, Marc começou a repensar seu propósito pessoal e como empreendedor, até que decidiu partir para um retiro sabático. Nesse período, ele conheceu diversos lugares e conversou commuita gente, incluindo, umguru como qual se aconselhou. Durante a conversa, ele confidenciou que amava tecnologia e empreendedorismo, mas estava cada vezmais apaixonado por retribuir suas conquistas à comunidade. Pioneiro solidário memória O guru questionou o executivo a respeito de quais eramas contradições entre os dois cenários, e por que ele não usava seu talento para empreender como combustível para retribuir à comunidade. A provocação acendeu uma luz na cabeça deMarc, que entendeu que filantropia e empreendedorismo podiam funcionar juntos. Empreender e retribuir No final dos anos 1990, Marc percebeu que a forma como as empresas consumiam tecnologia iriamudar completamente como advento da internet. Nessemeio tempo, umgrande e-commerce americano fazia sucesso com a venda de livros online. “De olho nos resultados positivos, ele começou a se perguntar por que comprar software não era tão fácil quanto comprar um livro naweb”, conta Daniel Hoe, diretor demarketing da Salesforce na América Latina. A soma de sua visão de futuro, o desejo pelo novo e a vontade de retribuir à comunidade levouMarc a fundar a Salesforce, ao lado de Parker Harris. Emmarço de 1999, a empresa nasceu [ Marcella Blass ] como pioneira no conceito de software por demanda. O novo negócio se propunha a substituir os aplicativos tradicionais de gestão de relacionamento como cliente (CRM) emdesktop pela experiência de serviços à disposição na nuvem. Vendas e muito marketing O plano era trazer para a nuvemas ferramentas fundamentais para qualquer empresa: vendas, marketing e atendimento. “A partir daí, no salesforce.com , o cliente tinha à disposição toda a tecnologia de que precisava para automatizar a gestão das suas vendas”, conta Daniel. Com foco inicial em pequenas empresas, a ideia da Salesforce era democratizar a tecnologia. Ela tinha consciência de que grandes companhias tinham orçamento para comprar os melhores serviços, diferentemente dos pequenos negócios. “Então, com o modelo de assinatura, o sistema funcionaria da mesma forma para gigantes e pequenos, o que foi muito poderoso à época”, destaca Daniel.
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