Locaweb Edição 88
Vinicius Koch Coordenador de branding e redes sociais da Locaweb /viniciuskoch O que as marcas mais valiosas têm em comum? O s últimos anos têmsemostrado desafiadores para asmarcas. A instabilidade econômica do país, somada àmudança global no comportamento do consumidor – cada vezmais exigente, racional e digital –, exigiu adaptação e renovação constante das empresas. Mas o que as marcas que continuaramcrescendo e sendo percebidas como relevantes podemensinar? Segundo diversas pesquisas, todas elas têm alguns pontos emcomum: 1. Sãomulticanais Essasmarcas entenderamque o consumidor quer ter uma experiência positiva independente do canal. E essa experiência precisa, acima de tudo, ser integrada. Principalmente porque, hoje, os caminhos e as possibilidades do contato das pessoas comas empresas são inúmeros: podemos concluir uma compra na loja física, pedir assistência via redes sociais e recomprar pela loja virtual após sermos impactados por algumanúncio no celular. Umolhar de convergência para este processo é essencial para entregar uma experiência consistente. 2. Constroemmarcas a partir de umpropósito Conectar-se como consumidor por meio de apoio a causas tambémé uma estratégia adotada pelasmarcas quemais cresceramnos últimos anos – seja por meio de ações a favor da diversidade nas empresas, sustentabilidade no processo de fabricação de produtos ou patrocínio de eventos comcunho social. São ações não só coerentes comaquilo que essas empresas acreditame definemcomo seus propósitos, mas tambémcomo que é relevante para a vida dos seus consumidores. 3. Respondem rápido às novas tendências Essasmarcas têma tecnologia como pilar central do seu negócio e são ágeis emaplicar mudanças. Todas elas investememplataformas digitais para simplificar a jornada do cliente e deixá-lamais intuitiva. Alémdisso, para elas, tão importante quanto ter ações centradas em inovação e tecnologia, é serempercebidas como empresas inovadoras e atentas às tendências. Por isso, esses pilares estão sempre presentes em suas campanhas, discursos e ações demarketing. No fim, o principal aprendizado é que todas essasmarcas, independentemente do tamanho ou segmento, têmo consumidor como centro de suas ações e são incansáveis quando se trata de melhorar sua experiência e jornada. influenciador 18 REVISTA LOCAWEB
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