Locaweb Edição 87
BÔNUS Alémde ferramentas nativas, oGoogle é proprietário de outros negócios. Entre eles está o YouTube ( www.youtube.com ) , a rede social mais relevante quando o assunto é vídeos – e que costuma ser umbomcanal para engajar clientes. Não perca tempo e crie seu espaço por lá! 57 REVISTA LOCAWEB top 5 Google Analytics Como funciona: Entender o comportamento do público faz toda a diferença na hora de direcionar uma estratégia online. Esta ferramenta faz uma mensuração completa de quem visita a página de seu negócio. É possível descobrir de onde veio o internauta, quanto tempo ficou, qual dispositivo usou para acessar o site e mais. Para ter acesso aos dados, tudo que você precisa fazer é colar o código do Google Analytics na fonte do site. Site: https://analytics.google.com Google Search Console Como funciona: Solução que analisa o seu site e fornece dicas para ele ter mais chance de conseguir um bom posicionamento orgânico no buscador da marca. Entrega relatórios que mostram como as URLs estão indexadas no Google, além de verificar quais são os links externos e internos que estão apontando para o seu domínio. Para utilizar, é necessário criar uma conta e seguir os procedimentos exigidos. Site: https://search.google.com/search-console/about Google Meu Negócio Como funciona: É o recurso que permite editar as informações sobre sua empresa que aparecem no buscador e no Google Maps. É possível incluir dados como site, horário de funcionamento, telefone, fotos e mais, fazendo, assim, com que internautas encontrem sua empresa commais facilidade. Segundo o próprio Google, as companhias validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos pesquisadores. Site: www.google.com/intl/pt-BR_br/business Google Trends Como funciona: Combase empesquisas feitas pelo buscador da marca, o Google Trends permite visualizar o desempenho de cada termo procurado e fazer comparativos. É possível, por exemplo, descobrir quais as principais pesquisas realizadas nomundo, as palavras-chaves que “bombaram” emdeterminadomês, os vídeos mais assistidos do dia. Pode ser umbomaliado para quemquer entender a demanda demercado por produtos ou serviços. Site: https://trends.google.com.br Google Calendar Como funciona: Esta ferramenta tem duas propostas bem interessantes. De um lado, você pode organizar seu dia, programar o Google Calendar para enviar lembretes dos eventos via e-mail ou celular, e marcar reuniões com clientes, inclusive anexando arquivos importantes. Na outra ponta, está a possibilidade de poder compartilhar a agenda com outros funcionários da empresa. A solução já vem integrada ao Gmail, basta habilitá-la. Site: https://calendar.google.com 1 4 2 5 3
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=