Locaweb Edição 87
tendências 51 REVISTA LOCAWEB Com o auxílio de chatbots, o empreendedor consegue automatizar respostas aos clientes de forma ágil, barata e com baixa margem de erro humano a média de gastos. A partir disso, é possível criar modelos de previsão de vendas e até buscar respostas para diversos questionamentos”, completa. Também é possível usar a inteligência artificial para aprimorar sistemas de segurança. Dá para treinar uma máquina para detectar comportamentos suspeitos e identificar possíveis fraudes, com base em cruzamento de informações. Ao perceber que um acesso, download ou uma compra foi feita em horários ou dispositivos fora do padrão, por exemplo, o sistema consegue checar se a operação é confiável. Chatbots Presentes nomercado há alguns anos, os chatbots devem continuar aparecendo cada vez mais. Comeles, o empreendedor consegue automatizar respostas aos clientes de forma ágil, barata e combaixamargemde erro humano. É possível utilizar o sistema de inteligência artificial no próprio site da empresa ou em redes sociais comoWhatsApp e Facebook. Para Rafael Nasser, CEO do Retire Já, que aumentou o número de cadastros em 80% após implementar um sistema de chatbot, a tecnologia deixou de ser algo exclusivo para grandes empresas. “Agora existem vários players econômicos, com custo de US$ 20 por mês, além de opções gratuitas”, conta. A tendência é a de que os sistemas que usam chatbot continuem crescendo ao longo dos próximos anos. “O Google, por exemplo, está lançando o Duplex, que irá automatizar o atendimento pelo telefone. Em breve, teremos assistentes robóticos exercendo funções de vendas e suporte por chamadas de voz”, afirma o especialista. Segundo Rafael, CEO da Retire Já, existem hoje no mercado vários chatbots com custo de US$ 20 por mês, além de opções gratuitas Shutterstock.com
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