Locaweb Edição 87
marketing 43 REVISTA LOCAWEB O cliente perfeito Para atrair seus futuros clientes, o empreendedor precisa saber quem são eles. “Se a empresa não entender o comportamento do consumidor antes de começar a estratégia de marketing, ela não chegará às necessidades dele”, explica Eduardo. De acordo com o especialista, caso o empreendedor fique muito focado na venda a todo custo, dificilmente conseguirá alcançar quem interessa. Isso deixa claro que o inbound marketing vai muito além de apresentar um produto ou serviço. Trabalhar com o conceito de público-alvo no geral é abrangente demais. Por isso, a dica é que as empresas criem uma ou mais persona(s), as quais vão englobar características mais profundas e detalhadas que permitirão criar uma representação fictícia do seu cliente ideal. “Dessa forma, fica fácil entender com quais assuntos o cliente se relaciona ou gostaria de se relacionar. E então começar a produzir conteúdo relevante sobre esses temas”, diz Marcos. O executive customer success manager da Rock Content garante que é imprescindível excluir os achismos. “Hoje, a internet e o ambiente digital já dão dados para O que é o funil de vendas? Na maioria das vezes, o consumidor não chega até a sua empresa no exato momento da compra. Ele ainda está na etapa da pesquisa, de sanar dúvidas e inseguranças. E é aí que o inbound marketing entra, para educar o cliente e conduzi-lo por sua jornada pelo funil de vendas. Em resumo, o funil de vendas é um modelo estratégico que ilustra a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até ele fechar negócio. É dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Começa bem cheio, com todos os visitantes do site, e acaba com apenas aqueles que se tornaram clientes. Cada parte do funil pede um conteúdo muito bem pensado para as necessidades do consumidor em cada etapa. “Enquanto no topo temos uma abordagem de conteúdo mais generalista, com o intuito de atrair, nas etapas de meio e fundo de funil os conteúdos precisam ser ricos e mais específicos, abordando detalhes, e interesses reais de quem tem intenção de compra”, diz o partner account manager da Resultados Digitais. Sabe aquela receitinha nos rótulos das latas de leite condensado que ficou bastante popular nos anos 1960? Pois, então, isso é marketing de conteúdo Marcos, da Resultados Digitais, aponta que o marketing de conteúdo confere autoridade à marca
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