Locaweb Edição 87

especial 42 REVISTA LOCAWEB Eduardo Fonseca, CMO e cofundador da DIWE, lembra que boa parte dos consumidores faz pesquisas na internet antes de comprar – fato que dá às empresas chances reais de fidelizar logo no primeiro contato. “Hoje, uma pesquisa simples cria uma cascata de abas. E quem escreve esse conteúdo vai chamar mais atenção dos clientes em potencial”, diz. “Omarketing de conteúdo fará comque suamarca ganhe autoridade por oferecer informação e educar sua audiência”, afirma Marcos Felipetto, partner account manager da Resultados Digitais. E, na internet, a autoridade já está intimamente ligada à geração de negócios e receita. De acordo com Jean Vidal, CEO e growth hacker da Conexorama, quanto mais complexo for o processo de venda de um produto ou serviço, mais o marketing de conteúdo fará sentido. Isso porque o consumidor precisará de mais informação para se convencer da compra de um apartamento do que de um ferro de passar roupas, por exemplo. Inbound marketing Omarketing de conteúdo é o combustível do inboundmarketing — oumarketing de atração, em português. O conceito usa conteúdo de forma estratégica para fazer o oposto do que historicamente sempre se fez. “Ocorre que os negócios correram atrás dos clientes por décadas. Agora, o inbound permite que as empresas atraiamo consumidor e falem diretamente comquem realmente importa”, destaca o partner account manager da Resultados Digitais. De acordo comMarcus Vinicius, executive customer success manager da Rock Content, o inbound funciona de maneira não invasiva. Ele atrai de forma natural ao usar motores de busca, sem forçar a barra com pop-ups e anúncios. Na prática, a técnica usa elementos comuns, porémmais assertivos, do marketing digital. Tudo isso para criar uma estratégia 360º, focada no relacionamento de longo prazo com o cliente. O primeiro passo na hora de aplicá-la é desenvolver conteúdo relevante e rico não só para atrair, mas para entender com quem se está falando. Esse processo pode ser feito com a coleta de informações pessoais em troca de textos, no site e no blog, por meio de ebooks para baixar, tutoriais, webinários, lives. Em um primeiro momento, você pode exigir um nome e e-mail para liberar o acesso ao conteúdo. Imediatamente, poderá iniciar um relacionamento com esse consumidor, com uma mensagem agradecendo o interesse pelo material. “Caso a pessoa abra o e-mail, podemos ter um segundo contato, com um conteúdo complementar que, para ser acessado, pedirá informações adicionais”, diz Marcos. Por não ser invasivo, umdos principais benefícios do inbound é o filtro de clientes empotencial. “O consumidor passa por umprocesso de educação, que o prepara para comprar com você, porque ele ficamais consciente do que sua empresa oferece”, diz Marcus. De acordo como profissional, isso traz visitantes mais qualificados, o que pode ajudar os pequenos emédios empreendedores a não perder dinheiro investindo emnão clientes. Se a empresa não entender o comportamento do consumidor antes de começar a estratégia de marketing, ela não chegará às necessidades dele Eduardo Fonseca, CMO e cofundador da DIWE Para Rodolfo, da Orgânica Digital, o marketing de conteúdo consiste em entregar conhecimento e relevância para o público-alvo do negócio

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