Locaweb Edição 87

10 startups 35 REVISTA LOCAWEB FICHA TÉCNICA Empresa: O Polen Ano de fundação: 2014 Localização: Curitiba, Paraná Categoria: Marketing de causa Site: https://opolen.com.br M arketing de causa é uma estratégia em que, na hora de finalizar a compra, o cliente converte parte do valor do produto ou serviço para uma ONG. Já foi comprovado que esse tipo de estratégia aumenta não só o número de vendas de uma loja virtual, mas também diminui o abandono de carrinhos. Tanto é que 96% dos brasileiros trocariam uma marca por outra associada a uma causa social, segundo dados de uma pesquisa divulgada pelo Instituto Ayrton Senna. Com a ideia de levar o impacto social para os e-commerces, sejam eles pequenos, médios ou grandes, nasceu uma empresa chamada O Polen. Ela tem um portfólio com 300 ONGs cadastradas. O comércio eletrônico escolhe duas ou três causas que quer ajudar e as exibe na hora do pagamento. Cabe ao cliente determinar qual receberá 1% da venda ou R$ 1 de doação. Uma boa causa Por meio de um plug-in da empresa O Polen, clientes de e-commerces podem escolher ONG para receber parte do valor pago em pedido “Ao colocar um propósito, você incentiva a pessoa a comprar. Ela não vê só o preço do pedido e do frete – que pode desanimar muitos. Você dá ummotivo humano, um prazer para finalizar a compra”, diz Renata Chemin, CEO e cofundadora da empresa O Polen. Segundo a profissional, as empresas que usam o serviço veem um aumento de 30% nas vendas e diminuição de 20% no abandono dos carrinhos. Para usar o plug-in, basta acessar o site oficial e fazer a contratação. A mensalidade vai variar conforme o número de pedidos. Para uma companhia que faz 50 vendas por mês, por exemplo, o preço é de R$ 15. E mais: a ferramenta é compatível com a plataforma Tray. De acordo com Renata, as PMEs estão usando bastante o serviço de O Polen porque é uma forma barata de criar experiência para o usuário. “Geralmente, esse tipo de ferramenta, que funciona como um diferencial, exige um investimento muito alto de quem está começando agora um empreendimento online”, comenta. O objetivo é aumentar ainda mais essa conexão em 2019. Isso porque está nos planos da marca acrescentar um botão para que o cliente compartilhe nas redes sociais que contribuiu para uma causa. “É uma forma de dar visibilidade tanto para o e-commerce como para a ONG”, conclui a CEO de O Polen. Renata, cofundadora da O Polen: plataforma já conta commais de 300 ONGs cadastradas

RkJQdWJsaXNoZXIy Mzk0Njg=