Locaweb Edição 87

Vinicius Koch Coordenador de branding e redes sociais da Locaweb /viniciuskoch 3 tendências do marketing para ficar atento O ano começou, e a pergunta que vemà mente de todos que empreendeme trabalhamcommarketing e comunicação é: emque devo investir para alcançar meus consumidores? Com tantas opções de canais, formatos e novas ferramentas, como posso construir umplano consistente? Para responder a esses questionamentos é importante estar à frente e entender o que será relevante na vida das pessoas e das empresas nos próximosmeses. Por isso, separei três pontos importantes para as estratégias dasmarcas. Vídeo como centro da estratégia de conteúdo A internet está girando em torno de vídeos. Segundo pesquisa da Cisco, a previsão é que, até 2020, 82% do tráfego da web seja gerado por eles. Só no Brasil, em 2018, 86% dos usuários de internet consumiram vídeos e citaram-nos como o formato preferido. As empresas que têm utilizado vídeos na sua estratégia de conteúdo têm se deparado com resultados positivos. Adicionar um vídeo no e-mail marketing, por exemplo, aumenta a taxa de cliques em até 300%. E, nas redes sociais, conteúdos em vídeos têm um potencial maior de alcance e engajamento. Novas features como o IGTV, do Instagram, vão aumentar ainda mais a interação dos usuários. A força dosmicroinfluenciadores O poder dos influenciadores não é mais novidade para ninguém: são canais com grandes audiências nas redes sociais e alto poder de persuasão, principalmente entre os jovens. Porém, em 2018, vimos um novo nicho ganhar força: os microinfluenciadores. Comumnúmero de seguidores reduzido, mas uma credibilidade maior, essas pessoas conseguem influenciar comunidades que compartilhamumgosto, um hobby ou um tema. São geralmente especialistas emdeterminado assunto. A relação com seu público é pautada pela proximidade e pela confiança, o que ajuda a gerar mais engajamento que o de influenciadores tradicionais. Para as marcas, a vantagemde utilizar os microinfluenciadores é falar como público certo e gerar credibilidade, mesmo semgrandes investimentos. A consolidação da automação de marketing Se você ainda não automatiza suas ações de marketing, é provável que iniciará ainda este ano. Usar a tecnologia para conversar compotenciais clientes nas diversas etapas das suas jornadas ajuda a otimizar investimento, escalar negócios e integrar as áreas demarketing e vendas. Além disso, os consumidores recebemumconteúdomais personalizado emenos genérico. influenciador 18 18 REVISTA LOCAWEB REVISTA LOCAWEB

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