Locaweb Edição 87

entrevista 12 REVISTA LOCAWEB Como o trabalho da Plug and Play ajuda no desenvolvimento de startups ao redor do mundo? Temos ummodelo de consórcio que nos ajuda a selecionar as melhores startups do mundo e colocá-las à frente da pessoa certa e na indústria certa para posicionar seus produtos. Assim, elas conseguem construir parcerias com as maiores corporações do planeta. Além disso, nós acabamos expondo essas empresas para mentores, investidores e eventos globais. Atualmente, a Plug and Play está presente em quantos países? Estamos presentes emmais de 25 cidades internacionais, em países como Alemanha, França, Holanda, Emirados Árabes, China e Japão. E continuamos crescendo. Vocês também atuam no Brasil, certo? Poderia falar um pouquinho sobre os projetos da Plug and Play no País? Temos atividades no Brasil com parceiros como Hospital Israelita Albert Einstein e Banco do Brasil. Esperamos aumentar nossas alianças em um futuro próximo, para conectá-las aos nossos polos globais. Qualquer interessado pode entrar em contato comigo pelo e-mail jackie@pnptc.com. Como funcionam os projetos de aceleração da Plug and Play? Começamos com os desafios do cliente e do setor em mente. Em seguida, identificamos startups em qualquer estágio de desenvolvimento, mas que têm produtos prontos para implementação. Normalmente, analisamos de 800 a 1.500 empresas por tema. Desse montante, as 5% que mais se destacam são selecionadas por nossos parceiros corporativos para participar de um programa de três meses, que inclui transações privadas com grandes corporações e investidores, sessões de orientação e eventos especiais. No final do programa, realizamos um evento de três dias, para mostrar os cases de negócios aplicáveis desenvolvidos por essas startups. De quanto em quanto tempo esses programas de aceleração são feitos? No total, trabalhamos com 14 temas industriais, que são executados duas vezes por ano. Com isso, aceleramos de 400 a 500 startups por ano. Quais tipos de startups podem participar dos programas de aceleração? As empresas devem ter produtos prontos para serem exibidos para clientes em potencial, de preferência com alguma tração, como pilotos ou clientes pagantes. Vale destacar que esses programas são totalmente gratuitos para as startups. Como é a atuação da Plug and Play na área de fintechs? Nosso trabalho com fintech foi lançado em 2014. Já aceleramos mais de 200 startups e conseguimos investimentos para 50. Atualmente, trabalhamos com mais de 30 instituições financeiras em todo o mundo e expandimos nossos escritórios para Nova York (Estados Unidos), Paris (França), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Frankfurt (Alemanha), Tóquio (Japão), Cingapura e China. E como andam os projetos focados em Enterprise 2.0 e Internet das Coisas (IoT)? A Enterprise 2.0 é a melhor solução para as empresas modernas que têm urgência em adotar tecnologias que promovam a interconexão de todas as funções, processos, atividades, ativos e modelos da companhia. As áreas de foco são agregadas em alguns tópicos principais que, muitas vezes, são negligenciados no processo de inovação. Entre eles, TI e plataformas, recursos humanos, operações, jurídico e contabilidade. O que é o Startup Camp e quais tipos de empresas podem participar da ação? O Startup Camp é um programa de incubação tradicional, diferente do de aceleração, para startups em estágio inicial, na fase de pré-receita. Nós nos concentramos na descoberta de tecnologias disruptivas. Buscamos equipes técnicas fortes, com tecnologia sólida e modelos de negócios escaláveis. Esse é um programa baseado em capital. Nosso objetivo é investir e preparar as startups para o estágio de crescimento, para que possam migrar para a plataforma de aceleração. A Plug and Play também atua na área de inovação de marca e varejo, além de realizar um programa chamado Retailtech Hub. Poderia falar mais sobre isso? Nossa plataforma de inovação de marca e varejo é um ecossistema que conecta marcas, varejistas e CPGs (Consumer Packaged Goods – itens que são comprados e substituídos com frequência, como alimentos, produtos de limpeza e cosméticos) a startups que influenciem essa cadeia comercial. O Retailtech Hub, em Munique, na Alemanha, busca catalisar o setor de varejo para desenvolver o futuro do comércio. Esse programa concentra-se em encontrar, pilotar e trazer inovações muito necessárias para o mercado. Quais são as expectativas para o futuro da Plug and Play? Nossa missão é fazer com que a inovação seja algo possível para qualquer pessoa e em qualquer lugar. Com isso, criaremos um futuro melhor. Esperamos ser o catalisador de referência para a transformação cultural das empresas globais, que levará melhorias e bem-estar às gerações futuras. Nossamissão é fazer comque a inovação seja algo possível para qualquer pessoa e em qualquer lugar Nossomodelo ajuda a selecionar as melhores startups do mundo e colocá-las à frente da pessoa certa e na indústria certa para posicionar seus produtos

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