Locaweb Edição 86

mundo design 53 REVISTA LOCAWEB R olar a página com a rodinha do mouse é algo básico para quem se senta à frente do computador. No celular, o polegar também já está mais do que acostumado a mover telas para cima e para baixo. Mesmo assim, o scroll, como o movimento é conhecido, transformou-se em um vilão para muitos designers. Isso porque, ao mesmo tempo em que ele facilita a navegação do usuário e faz com que o consumo da informação seja mais intuitivo, há quem garanta que a tendência é perder audiência conforme se obriga as pessoas a correr a página. “É ummito dizer que os usuários não gostam de recorrer ao recurso”, comenta Gustavo Lange, gerente de projetos na Criativittá Web Studio. “A maior prova disso é que os ambientes digitais que transformamos em one-page, por exemplo, cresceram três ou quatro vezes em acessos. E, neles, o scroll é fundamental”, salienta. Para o profissional, entretanto, esse modelo só funciona para valer se for muito bem planejado. “Isso porque a quantidade de cliques que o usuário dá em um site com ambiente one-page é limitada. Nos outros formatos, é necessário clicar na parte institucional para entender o que é a empresa, na parte de serviços para identificar o que ela faz, e por aí vai. As páginas, portanto, precisam convergir”, explica. Aqui, o scroll se torna uma ação necessária quando se deseja proporcionar um ambiente fluido para consumo de informação ou decisão de compra. Por outro lado... Essa opinião quanto à ação do scroll, entretanto, não é algo unânime nomeio digital. Plataformas simplificadas em excesso podem interferir na credibilidade transmitida ao usuário. “Nemsempre se deve apostar nas one-pages, pois muitas vezes as informações ali ficam simplificadas demais, o que pode frustrar quemvisita a plataforma”, explica Leandro Miranda, proprietário da NC Brasil. Nesse caso, é preciso pensar em outrosmodelos, nos quais rolar mais ou menos a página pode, efetivamente, afetar a audiência. “Emume-commerce, por exemplo, as páginas verticais, que exigem mais scroll, são válidas emambientes de especificações de umproduto ou serviço, mas nemsempre dá para dispensar os menus”, acrescenta. É o caso das seções de produtos, que facilitamao usuário encontrar o que procura. “Quandomenus desse tipo estão fixados, o ideal é que a pessoa não tenha que ficar subindo e descendo a página para acessá-los. Nesse caso, quantomenos scroll, melhor”, afirma Leandro. Multitelas Emmeio a tudo isso, é importante pensar que, independentemente do modelo de página escolhido, é preciso que ele seja responsivo. E, nos ambientes mobile, émuito difícil dispensar a movimentação de páginas, justamente por conta do tamanho reduzido das telas. “Emprojetosmobile-first, é fundamental que o scroll seja aplicado. Já quando a tela aumenta, torna-semais simples dispor elementos na horizontal”, diz Gustavo. Leandro,daNCBrasil:"e-commercesexigemmaismenus" Gustavo, da CriativittáWeb Studio, vê audiência subir em sites one-page e não descarta o scroll em seus projetos Leandro, por sua vez, explica que, na hora de pensar no design de umsite, é bom ter emmente que o scroll trabalha como carregamento constante de informações na página. No celular, inclusive, pode ocorrer sobreposição de conteúdos. “Essa é a grande dificuldade da ferramenta no smartphone. Uma imagempode ficar emcima de outra, por conta do tamanho da tela. Então, é preciso pensar bemo projeto para que isso não aconteça, já que seriamais ummotivo para que o usuário abandone a plataforma”, explica. Entre scroll e formatos horizontais, Gustavo aponta quemodelos de sites nem tão lá, nem tão cá, podemse encaixar em diversas situações. Umbomexemplo são as páginas de slides, emque os conteúdos têm tamanho que exige rolagem, mas consideramo clique paramudar a página da direita para a esquerda. “Em tablets e celulares, o usuário dá um toque na tela e elamuda, diminuindo a ação do scroll. Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, esse tipo de página revela-se uma tendência. Mas, no Brasil, ela ainda não emplacou”, comenta. Ficar de olho no que o resto domundo faz é uma boa dica para garantir o conforto do usuário e, consequentemente, o sucesso do site. Outra sugestão é testar tudo comcalma para ver o que agrada mais ao público-alvo do projeto.

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