Locaweb Edição 86
especial 48 REVISTA LOCAWEB O mercado de podcasts no Brasil A PodPesquisa 2018, realizada recentemente com 22 mil pessoas, deixa claro que a população brasileira está aceitando cada vez mais os podcasts. Segundo o levantamento, 11,1% dos participantes afirmaram que escutam uma média de cinco podcasts regularmente. Alémdisso, o estudo indica que 30,5% dos entrevistados gastam duas horas por dia ouvindo os programas. “O cenário do Brasil vai continuar crescendo. É uma tendência mundial”, explica Eduardo Pugnali, gerente de inteligência de mercado do Sebrae-SP. “Os alto-falantes inteligentes e os carros com sistemas de áudio conectados também vão ajudar a popularizar tudo isso, pois deixam o consumo de podcasts cada vez mais fácil e acessível”, completa. Por conta de fatores como esses, Eduardo defende que vale a pena investir em podcasts. O especialista destaca que os programas de áudio podem ser divididos em dois grupos. O primeiro é o das pessoas que criam conteúdos para seus negócios. Uma loja de vinhos, por exemplo, pode divulgar um podcast sobre o assunto para atrair pessoas que gostam desse universo. O segundo é o dos conteúdos criados por influenciadores, que seguem linha semelhante ao trabalho dos youtubers. Uma das grandes vantagens é que, além de trazerem bons resultados, os podcasts podem ser criados com pouco investimento. “Basicamente, a pessoa precisa ter um computador e um software de edição de áudio. Existem muitas opções gratuitas que são bacanas”, explica Danilo Medeiros, primeiro podcaster brasileiro e criador do Digital Minds. “Só recomendo um investimento maior emmicrofone. Não precisa ser algo grande, já que é possível encontrar bons modelos por R$ 200 ou R$ 300”, recomenda o especialista. Ele destaca que a qualidade do áudio pode fazer toda a diferença na hora de escutar um podcast. “Quando o som é poluído, fica difícil entender algumas palavras. Isso acaba causando um cansaço cognitivo no ouvinte”, afirma. Como ganhar dinheiro com podcasts Normalmente, o empreendedor que decide apostar suas fichas em um programa de podcast espera um retorno financeiro. O primeiro passo para estourar no mercado é saber o local ideal para mostrar seu conteúdo. Para Evandro de Freitas, do 99Vidas, o maior podcast de games do Brasil, fazer parte Basicamente, a pessoa precisa ter um computador e um software de edição de áudio. E existem boas opções gratuitas Danilo Medeiros, primeiro podcaster brasileiro e criador do Digital Minds Os alto-falantes inteligentes e os carros com sistemas de áudio conectados ajudarão a popularizar cada vez mais os podcasts Eduardo Pugnali, gerente de inteligência de mercado do Sebrae-SP
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==