Locaweb Edição 86

37 REVISTA LOCAWEB iogurtes online Online atende atualmente clientes fiéis desde o início do negócio. Hoje, o perfil geral de consumidores da loja virtual é traçado por mulheres que compram iogurtes para encher a geladeira da família. No começo, a empresa chegou a montar uma persona e tinha a ideia da faixa etária das consumidoras do site: mulheres de 30 a 40 anos, mães de um ou dois filho(s) e que trabalham fora. Logo se observou, no entanto, um aumento no número de mulheres entre 50 e 70 anos, que vinham sentando na frente do computador para escolher seus iogurtes. “A gente fez recentemente uma entrega para uma mulher de quase 70 anos, que nos fez uma solicitação: ‘entregue-me na sexta-feira, porque meu netinho vem no sábado'”, comenta. E isso só prova que inovar foi fundamental para ampliar o alcance da marca. Validade prolongada Na prática, o consumidor pode entrar no site da Iogurtes Online e escolher não só produtos avulsos, mas também kits com sabores iguais ou variados. Natural, grego, de frutas, leites fermentados, polpa, sobremesas, light, sem lactose. O catálogo da empresa é bastante sortido e oferece várias opções de iogurtes infantis, adultos e para necessidades nutricionais específicas. A empresa compra todos os produtos diretamente do fornecedor e temumestoque de giro diário em seu centro de distribuição. A grande vantagemdisso para o cliente é a questão do tempo ampliado para consumo em relação às datas dos supermercados. Mais uma vantagem de pensar fora da caixinha. “Temos uma parceria com o fornecedor para que ele nos mande produtos com pelo menos 20 dias para o vencimento”, diz Fausto. Dessa forma, a empresa consegue garantir que os lácteos cheguem com, no mínimo, 15 dias de validade para o cliente consumir. Tempo esse que pode alcançar até 45 dias, dependendo da situação. Logística e atendimento A inovação em setores tradicionais, segundo Fausto, esbarra em diversas barreiras, o que exige das empresas disruptoras o desenvolvimento de uma série de projetos criativos. O mercado de lácteos, por exemplo, não permite uma logística tão abrangente. Não conseguimos trabalhar com os Correios e outros meios simples de espalhar a entrega a nível nacional”, conta Fausto. Mas, de acordo com ele, isso nunca foi uma barreira para empreender. “Se você conseguir se estruturar bem em uma região, é possível alcançar bons resultados”. No momento, a empresa atende apenas clientes de São Paulo (capital) e da região do ABC. Por conta da complexidade do produto, a Iogurtes Online mantém uma logística própria, com veículos refrigerados, que garante a entrega das encomendas em até três dias úteis. A empresa também segue com a tradicional venda porta a porta. Ela é realizada por revendedoras, por meio de um programa de empreendedorismo para mulheres. Com todos esses cases, a Iogurtes Online é uma prova viva de que trabalhar com um produto popular e tradicional não significa que se deve seguir métodos convencionais de venda e atendimento ao cliente. “O consumidor já conhece o produto e sabe o que deseja comprar. Mas a partir do momento em que a empresa tem uma dinâmica personalizada, com conteúdo e informação, e ao final da experiência o cliente pensa ‘uau’, você não irá mais perdê-lo para o método convencional aplicado pela concorrência”, finaliza Fausto. Fausto conta que, com o auxílio da internet, o negócio oriundo de um ramo tradicional foi impulsionado e passou a falar melhor com o público-alvo

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