Locaweb Edição 86
35 REVISTA LOCAWEB grupo selpe melhores decisões estratégicas em um RH diferenciado. Foi desse desejo que nasceu um spin-off chamado Recrutamento Inteligente. A plataforma online, apoiada pelo Grupo Selpe, é focada em simplificar rotinas ligadas à área de recursos humanos e processos seletivos. Nessa iniciativa estão envolvidas tecnologias como Big Data e People Analytics. Como resultado, a empresa viu reduzir em 60% o tempo dos processos seletivos e ampliou em 50% o ganho na eficiência operacional. De olho nas novas gerações Para acompanhar o comportamento e as necessidades das novas gerações, inovando mesmo em ummercado tradicional, o Grupo Selpe recorreu à tecnologia novamente. “Decidimos usar a gamificação agregada à metodologia de seleção, principalmente nos processos emmassa de estágios, técnico, jovem aprendiz e trainee”, conta o diretor. O termo está relacionado ao uso de mecânicas de games fora do mundo dos jogos. Seus objetivos podem ser os mais variados. A gamificação funciona para resolver problemas e até motivar pessoas em ações e comportamentos. No caso do Grupo Selpe, a tecnologia foi usada para engajar os candidatos às dinâmicas dos processos seletivos. “A gamificação transforma o processo seletivo em uma experiência para quem participa. Ela percebe a diferença e conta para os outros que passou por uma vivência positiva, mesmo que não seja selecionada”, diz Hegel. De acordo com o diretor, a tecnologia também ajudou a coletar mais dados e refinar o encaixe dos candidatos nas vagas. Isso porque, por meio dela, é possível conhecer profundamente o comportamento de quem participa do processo. Tradicional e moderno O diretor do Grupo Selpe destaca que, há alguns anos, a área de Recursos Humanos era muito fechada a novidades. Mas, de um tempo para cá, o setor está cada vez mais aberto a novos serviços e produtos. “Com toda essa onda de inovação, a gente percebeu que, se não entrasse no ritmo, ficaría de fora”, diz. “A capacidade de se renovar e inovar tem que ser algo nato da organização. Só assim é possível acompanhar as necessidades dos clientes”, afirma Hegel. É por isso que o Grupo Selpe juntou a inovação ao tradicional. Assim, consegue levar ao cliente todo o know-how e a experiência que uma consultoria de 50 anos tem, mas com a visão, tecnologia e velocidade de uma startup. Segundo Hegel, há três anos a empresa percebeu que se diferenciaria no mercado caso analisasse melhor os dados para aperfeiçoar processos internos e o serviço oferecido
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==