Locaweb Edição 86
33 REVISTA LOCAWEB plano & plano Foi então que, em2015, a empresa decidiu apostar emuma inovação tecnológica para dissolver essa logística e reduzir os custos. Naquele ano, a Plano&Plano levou para seu stand no Feirão Caixa da Casa Própria uma solução de realidade virtual, que permitiu aos visitantes conhecer os apartamentos decorados da construtora sem sair do pavilhão. A experiência era feita por meio de um cardboard, óculos de realidade virtual de papelão, e inspirado emmodelos do Google. Com o acessório, os clientes em potencial eram transportados para uma imersão visual completa de seus futuros apartamentos. Na ocasião, dezenas de corretores espalhados pelo stand da construtora ofereceram e convenceram os visitantes a fazer um passeio pelos imóveis à venda. Nessa dinâmica, mais de dez mil pessoas experimentaram o tour. O apelo da companhia para que as pessoas pudessem se ver no local antes de fechar a compra deu super certo, o que gerou um grande engajamento com os clientes. “Eles ficaram encantados, porque a tecnologia não era tão comum à época. Nosso público não acreditava que esse tipo de imersão já fosse possível”, conta Marcia. Com o sucesso da iniciativa, a empresa decidiu começar a usar a novidade como uma ferramenta de vendas. Desde o primeiro feirão, a Plano&Plano tem adotado a realidade virtual não só em grandes eventos, mas também em stands em shoppings e nos plantões de venda. Isso permite que os corretores apresentem os apartamentos para os clientes antes mesmo de os imóveis estarem disponíveis para a inauguração de ummodelo para as visitas. Atualmente, todos os decorados já têm tour virtual e fazem parte da dinâmica de venda da empresa. Desenvolvido em parceria pela agência BigBee e a 8E7 Mídias Interativas, o projeto de imersão ficou pronto rapidamente. Isso porque a produtora de mídia já tinha a tecnologia desenvolvida. Bastou à Plano&Plano fornecer as imagens virtuais dos imóveis. Mais apelo, mais vendas De acordo com Marcia, é difícil mensurar em números como a novidade impactou as vendas. “Mas, no feirão, a empresa conseguiu manter o stand cheio o tempo todo. Ela foi capaz de atrair o olhar e a atenção do cliente para a marca. E com ele lá dentro, consequentemente fechamos mais negócios”. Como com qualquer novidade, no começo a empresa teve um grande desafio: a desconfiança das pessoas. “Alguns clientes e corretores ficaram receosos, já que a experiência parecia coisa de outro mundo”, diz a gerente de marketing. Mas foi só eles fazerem o tour pelos decorados para a insegurança ser substituída por empolgação e engajamento. Tecnologia para público de baixa renda aplicada em feirões costuma atrair muita gente e, assim, render novos negócios Marcia, gerente de marketing da Plano&Plano, destaca a essência inovadora da empresa na busca por soluções para os clientes e também de aprimoramento das equipes
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