Locaweb Edição 86

31 REVISTA LOCAWEB mundo bita mais tempo. O que fez aMr. Plot seguir em frente foi o fato de que os sócios não tinhamummodelo de negócios, mas umamissão. Eles identificaramuma necessidade demercado por conteúdo autoral e educativo e não desistiriamna primeira frustração. Só não sabiam, ainda, como inovar para vencer. Segunda tentativa O grupo partiu para uma nova ideia e decidiu criar clipes animados com o personagem rechonchudo. Quem ficou responsável por compor e interpretar as músicas foi Chaps, enquanto o restante da equipe se dedicou a trabalhos como ilustração e animação, para criar todo um universo para as canções. Assim, nasceram as primeiras três produções musicais disponíveis no aplicativo Bita e os Animais: Como é Verde na Floresta; No Fundo do Mar e Fazendinha. Mais uma vez, o aplicativo não trouxe o resultado esperado, mas os sócios identificaram que os clipes musicais provocaram um burburinho positivo entre as crianças e os pais. Era a hora da virada, de inovar para valer. Foi então que Bita e sua turma foram parar no YouTube, quando pouca gente ainda apostava na ferramenta. De repente, o conteúdo viralizou: o segredo estava mesmo nas canções, e mudar a forma como elas eram distribuídas poderia ser a chave do negócio. Com essa ideia emmente, João começou a procurar, em 2013, grandes empresas para apresentar os personagens e o conteúdo com as canções que a Mr. Plot havia produzido. O esforço deu certo e, no final do ano, a empresa havia fechado dois contratos importantes. Um deles com a Sony Music, que levou os clipes do Mundo Bita para CDs e DVDs. O outro foi uma parceria com o Discovery Kids, que abriu espaço para o personagem e sua turma nos intervalos da programação regular da emissora infantil. Tudo ia bem, mas uma acomodação nesse momento seria perigosa. Em vez disso, os sócios inovaram novamente e deixaram de ser uma editora digital para se transformar em uma produtora audiovisual. O risco era grande: até pegar no tranco, a Mr. Plot teve que enfrentar um longo período de prejuízos. “Apesar de o primeiro álbum ter vendido muito bem, ainda tínhamos pouco conteúdo para conseguirmos nos sustentar até o terceiro ano”, explica João. Por alguns meses, os sócios não tinham certeza nem se o dinheiro seria suficiente para pagar a equipe. Mas seguiram em frente. Inovação educativa Finalmente, no quarto ano do negócio, a empresa já tinha conteúdo suficiente para sustentar o trabalho da equipe. A ampliação de plataformas como YouTube e o on-demand também ajudou a espalhar a alegria do Mundo Bita. Com personagens cheios de carisma e animações caprichadas, o conteúdo autoral se revelou cada vez mais a cereja do bolo da Mr. Plot. Sobretudo porque a concorrência não se renovou e seguiu trabalhando com canções de domínio público. Sempre com foco em inovação, o conteúdo do Mundo Bita mantém até hoje a essência de caminhar para temáticas atuais que farão a diferença na vida das crianças. As canções e os clipes são voltados para assuntos como igualdade de gênero, inclusão, respeito ao próximo e à natureza, cuidado com os animais, saúde e brincadeiras saudáveis. Hoje, a página da empresa no YouTube soma mais de ummilhão e vinte mil inscritos, além de vídeos com números milionários de visualizações. A Mr. Plot também mantém parceria com empresas que levam os shows do bigodudo para todo o Brasil. E sabe que, para se manter no topo, deve continuar inovando a todo momento. O personagem bigodudo e bonachão nasceu num quarto de criança e ilustrou livros antes de explodir com clipes no YouTube

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