Locaweb Edição 86
a hora da virada 29 REVISTA LOCAWEB Com base nos aprendizados durante os atendimentos do Sebrae- SP, a entidade fez uma seleção do que considera útil em relação à prática da inovação, para quem já empreende ou ainda está na fase das ideias. 1. Tenha um propósito maior Movidas por resultados de curto prazo, empresas costumam perder o foco no cliente e não engajam seus funcionários. 2. Não se apaixone pelo seu negócio atual Concentre-se nas necessidades dos clientes e, se for necessário, destrua seu negócio para criar algo novo. 3. Coloque o cliente no centro Parece simples e óbvio, mas na prática não é tão simples. 4. Ideia não é nada. Execute Ao levar sua ideia ao mercado pela primeira vez, tenha certeza de que ela irá falhar. Execute-a e aprenda com os erros constantemente. Não tenha medo desse processo. 5. Resolva problemas específicos Se tentar resolver tudo, não resolverá nada. Se tentar vender para todos, não venderá para ninguém. As melhores ideias começam simples. 6. Tenha uma equipe excelente Ao colocar sua inovação nas mãos dos usuários, tenha certeza de que ela precisará ser alterada e melhorada. Ter uma equipe excelente, com habilidades complementares, ajudará a encontrar soluções para as adversidades que surgirão. 7. Crie processos e estruturas que facilitem a inovação Não permita que a sua empresa mate as melhores ideias. 8. Assuma riscos Tenha consciência de que o processo de inovação envolve riscos. Aumente as apostas conforme o negócio dê evidências de sucesso. 9. Use a tecnologia com propósito As tecnologias estão cada vez mais acessíveis. No entanto, elas precisam ser utilizadas no contexto adequado. Basicamente, elas devem ser usadas em favor do cliente. 10. Saiba medir o sucesso Ao longo do processo de inovação e de testes com clientes, o empreendedor precisa tangibilizar o aprendizado e evidenciar os resultados. A adoção de métricas que importam ajudará você a entender momentos de avançar e de recuar. Os 10mandamentos da inovação inovação imediatamente. “Se você decidir inovar só quando o negócio já estiver afundando ou ficar esperando uma hora mágica, não vai conseguir sair do lugar, porque a concorrência provavelmente estará na sua frente”, diz. Não pense, porém, que esses conceitos servem apenas para novos negócios. A inovação precisa estar presente ainda mais nas empresas com serviços e produtos muito convencionais, e de qualquer tamanho. Isso porque, apesar de ainda precisarem desses itens e atividades tradicionais, os clientes buscam por experiências inovadoras e proporcionais à realidade atual. Diversas empresas já enxergaram isso e servem como cases para quem deseja se mover da melhor maneira possível.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==