Locaweb Edição 86
a hora da virada 27 REVISTA LOCAWEB Quem trabalha com soluções, produtos ou serviços convencionais não precisa se limitar a usar métodos tradicionais para sempre. Conheça a história de algumas empresas que nasceram nesses moldes, mas reconheceram a importância de inovar e apostaram na tecnologia para não ficar para trás [ Marcella Blass ] A hora da virada N a América Latina, apenas 8% das empresas tiveram crescimento significativo nos últimos três anos. A análise “Como a disrupção pode impulsionar o crescimento da marca?”, feita pela consultoria britânica Kantar Millward Brown, mostra ainda que boa parte das marcas ficou estagnada dentro de seu setor. O que acontece é que a maior parte das empresas se limita à simples diferenciação da concorrência e, quase sempre, prefere apostar no comodismo a pensar fora da caixinha. Dentro do universo do empreendedorismo, porém, o conceito de disrupção, que está relacionado à inovação, a um novo modelo de negócio, deve ser sempre almejado. Afinal, trata-se de algo que surge com iniciativas que, de algum modo, criam um novo mercado e desestabilizam a concorrência dominante, muitas vezes dando uma guinada de 180 graus nos negócios. “Quando se fala em empreendedorismo, a primeira coisa que deve vir à cabeça são ideias novas”, diz Miguel Fernandes, fundador da Inventos Digitais. Ele define empreender como pensar em uma ideia, colocá-la no mercado e ganhar dinheiro por estar fazendo algo efetivamente diferente.
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