Locaweb Edição 86
22 REVISTA LOCAWEB Lançado há pouco mais de dez anos, o fantasy game Cartola FC, que permite a fãs de futebol montar times fictícios com jogadores de clubes brasileiros, tem uma trajetória digna dos principais clássicos FICHA TÉCNICA Empresa: Cartola FC Fundação: 2005 Sede: Rio de Janeiro, Brasil Canais de comunicação: /cartolafc @cartolafc www.globoesporte.globo. com/cartola-fc/ F ebre no mercado esportivo norte-americano, o fantasy game é um gênero de jogo no qual os usuários escalam esportistas profissionais de verdade para compor uma equipe imaginária. O desempenho do time varia justamente conforme a performance dos jogadores em partidas reais. Com o grande engajamento dos fãs de esporte nesse tipo de experiência, o futebol brasileiro ganhou seu próprio fantasy game, em 2005. Batizado de Cartola FC, o jogo foi desenvolvido e é mantido pela Globo.com. “O Cartola FC é um game online no qual os usuários, chamados de cartoleiros, escalam equipes de Bolana rede memória atletas do Brasileirão de Futebol Série A”, explica Thiago Meirelles, gerente de produtos digitais do Esporte Grupo Globo. O jogo funciona por temporada. O usuário escala sua equipe em todas as rodadas, valoriza os jogadores e soma pontos até que se defina o grande campeão, ao final do campeonato. Thiago conta que o game foi criado para atender a uma carência dos grandes fãs de futebol. “O projeto foi pensado desde o início para o público que é heavy user do esporte, que não perde um jogo, que está o tempo inteiro conectado com as notícias do seu time e dos adversários”, diz. Mas também há o perfil de jogadores que gostam da dinâmica do game, de analisar estatísticas e disputar com os amigos. A ideia de lançar o Cartola FC nasceu com o objetivo de divulgar o Campeonato Brasileiro de um jeito diferente. A Globo.com queria ir além do conteúdo temático e [ Marcella Blass ] criar uma interação direta com os fãs, por meio de um ambiente onde eles pudessem se divertir. Em 2016, o Cartola passou por uma grande reformulação. O aumento no número de usuários e nos acessos via dispositivos móveis exigiu que a infraestrutura do jogo passasse por uma atualização. Assim, seria possível continuar a receber novos usuários e deixar para trás eventuais engasgos em momentos de pico. Na ocasião, a interface também foi repaginada para simplificar a vida dos cartoleiros de primeira viagem. Somou-se às mudanças dos servidores e da interface uma modalidade paga do jogo: o Cartola PRO. Por R$ 39,90 ao ano, os cartoleiros passaram a ganhar benefícios como maior número de ligas, mais possibilidades de customização do escudo e prêmios para quem pontuasse mais na Liga Cartola Pro.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==